Saiba o que já foi feito no processo de recuperação judicial do JEC
Empresa responsável pela administração do processo divulgou primeiro relatório de atividades
Empresa responsável pela administração do processo divulgou primeiro relatório de atividades
Nesta semana, a empresa Brizola e Japur, responsável pela administração do processo de recuperação judicial do Joinville Esporte Clube (JEC), divulgou o primeiro relatório mensal de atividades desde que o pedido do clube foi aceito pela justiça, no dia 9 de junho.
De acordo com a empresa, as conclusões apresentadas foram tomadas a partir das demonstrações contábeis do JEC e conversas com a diretoria atual, que até a finalização da análise do documento não havia apresentado o orçamento do clube para 2022, fluxo de caixa, razão contábil com movimentação mensal de todas as contas e atas das últimas reuniões realizadas.
À reportagem do jornal O Município Joinville, José Japur, um dos representantes da empresa no processo, disse que questões de “alinhamento de procedimentos” estão sendo realizados. “Acreditamos que no próximo relatório já esteja alinhado o fluxo de envio de documentos”, informa.
Mesmo sem estes documentos, a análise desenvolvida com outras demonstrações financeiras mostrou a capacidade de pagamento do JEC. Entretanto, os indicadores mostram que o clube não possui condições suficientes para quitar as obrigações a curto prazo.
Segundo os representantes do JEC, as obrigações contraídas após o aceite da recuperação judicial, como salários e fornecedores, estão sendo pagas. Porém, há diversos tributos em atraso.
No dia 14 de junho, a administração judicial, representada por Rafael Brizola Marques e por José Japur, teve um encontro com a diretoria do JEC na Arena Joinville. Eles foram recebidos pelo presidente do clube, Charles Fischer, e o responsável pela parte operacional do departamento contábil e financeiro do clube.
Na oportunidade, foram esclarecidos vários pontos do processo, principalmente para deixar claro que o pagamento de credores, antes de o plano de recuperação ser aprovado, não é permitido. Posteriormente, no dia 21, a administradora visitou, novamente, a Arena Joinville e o Centro de Treinamento do JEC, desta vez representada por Gabriel Masiero.
Na oportunidade, o representante acompanhou e verificou as atividades do clube, além de entregar a listagem de documentos que devem ser enviados mensalmente aos administradores.
Além do encontro com a diretoria, os representantes solicitaram uma reunião com o Conselho Deliberativo do Joinville, que aconteceu nesta terça-feira, 12. A reunião, que também contou com a presença da diretoria executiva, teve a finalidade de sanar dúvidas dos conselheiros do clube em relação ao processo.
Atualmente, o processo está na fase de elaboração do plano de recuperação, realizado pelo Joinville, com prazo de entrega estabelecido no dia 8 de agosto. Após isso, os próximos passos serão: prazo para a apresentação das objeções, convocação da assembleia-geral de credores, concessão da recuperação judicial e biênio de fiscalização do cumprimento do plano. Após isso, acontecerá o encerramento de todo o processo.
Já a responsabilidade atual por parte do administrador é elaboração da nova relação de credores (334 até o momento), que deve ser apresentada até o dia 15 de agosto. Desta forma, com um pouco mais de um mês desde a aceitação da Justiça, o processo evoluiu 16%, tendo como prazo máximo para chegar a 100% no dia 6 de dezembro.