Saiba qual empresa de Joinville venceu Prêmio Inovação Catarinense

Outras duas empresas de Joinville ficaram em terceiro lugar em suas categorias

Saiba qual empresa de Joinville venceu Prêmio Inovação Catarinense

Outras duas empresas de Joinville ficaram em terceiro lugar em suas categorias

Fred Romano | Revisão

A Tupy foi reconhecida como uma das indústrias mais inovadoras do estado no Prêmio Inovação Catarinense — Professor Caspar Erich Stemmer — Edição 2022. A multinacional joinvilense que desenvolve e produz componentes estruturais em ferro fundido para o setor de bens de capital foi a vencedora na categoria Inovação em Produto — Design Industrial. A premiação da Fapesc — Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação —, foi realizada nesta segunda-feira, 30, em Florianópolis.

Além da Tupy, outras duas empresas estiveram presentes no pódio de outras categorias. A Whirlpool ficou no terceiro lugar na categoria Inovação em Produto: Design Industrial – categoria vencida pela Tupy. A Ciser conquistou o terceiro lugar na categoria Inovação em Serviço ou Processo.

Projeto vencedor

A Tupy apresentou como case o “Ultra Light Iron Technology”, tecnologia que traz a combinação da fundição de paredes finas com ligas de alta resistência, e viabiliza a produção de peças estruturais em ferro fundido com o mesmo peso do alumínio. A partir daí, foi elaborado o Ultra Light Iron Block, bloco de motor especialmente desenvolvido para pequenos motores movidos a gasolina, etanol ou combustíveis sintéticos, como para aplicações híbridas.

O projeto foi executado em parceria com a empresa de engenharia automotiva Ricardo PLC (Reino Unido) e a SinterCast (Suécia), especializada em tecnologias relacionadas ao ferro fundido vermicular (Compacted Graphite Iron ou CGI). Entre as vantagens da nova tecnologia, estão: mesmo nível de peso, menos ruído e vibração, redução de 50% na emissão do CO₂ na produção e diminuição de 25% do custo operacional.

“Ano passado, fomos premiados na categoria Inovação em Processo e, neste ano, fomos reconhecidos em Produto. Essa versatilidade fala bastante sobre o nosso olhar para a inovação, que é transversal, orientado à geração de valor, com método e em parceria”, comemora Fábio Caramori, gerente de Inovação e Desenvolvimento de Novos Negócios.

O prêmio

O objetivo da premiação da Fapesc é incentivar e reconhecer os esforços bem-sucedidos de gestão da Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) que auxiliem no desenvolvimento dos ecossistemas de empreendedorismo inovador no estado de Santa Catarina. O prêmio recebeu o número recorde de 272 candidaturas.

Criado pela Lei Catarinense de Inovação, o prêmio dispõe sobre incentivos à CTI no ambiente produtivo, permitindo o equilíbrio regional e o desenvolvimento econômico e social sustentável do estado. A premiação presta homenagem à memória do professor Caspar Erich Stemmer, personalidade catarinense de destaque nacional no desenvolvimento da CTI.

Serão distribuídos R$ 420 mil em prêmios nas dez categorias: Agente de Inovação; Pesquisador Inovador; Estudante Universitário Inovador; Professor Inovador; Jovem Estudante Inovador; ICT Inovadora; Inovação em Produto (com as subcategorias Design industrial; Produto Digital; Equipamento; Produto Têxtil; Produto Agropecuário); Inovação em Serviço ou Processo; Inovação de Impacto Socioambiental; Governo Inovador.

Leia também:
1. Orlas de praias de São Francisco do Sul receberão obras de pavimentação; saiba quais
2. Natal de Joinville terá feira inspirada em mercados europeus; saiba como participar
3. Identificada adolescente assassinada em São Francisco do Sul
4. Prefeitura de Joinville vai fornecer óculos especiais para alunos cegos e com deficiência visual grave
5. Homem que furtou caixas eletrônicos é preso em Joinville


Assista agora mesmo!

Batalhão da comédia: Palhaço Birita e Sargento Junkes contam piadas no Bar da Zenaide:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo