Saiba qual empresa de Joinville venceu Prêmio Inovação Catarinense
Outras duas empresas de Joinville ficaram em terceiro lugar em suas categorias
A Tupy foi reconhecida como uma das indústrias mais inovadoras do estado no Prêmio Inovação Catarinense — Professor Caspar Erich Stemmer — Edição 2022. A multinacional joinvilense que desenvolve e produz componentes estruturais em ferro fundido para o setor de bens de capital foi a vencedora na categoria Inovação em Produto — Design Industrial. A premiação da Fapesc — Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação —, foi realizada nesta segunda-feira, 30, em Florianópolis.
Além da Tupy, outras duas empresas estiveram presentes no pódio de outras categorias. A Whirlpool ficou no terceiro lugar na categoria Inovação em Produto: Design Industrial – categoria vencida pela Tupy. A Ciser conquistou o terceiro lugar na categoria Inovação em Serviço ou Processo.
Projeto vencedor
A Tupy apresentou como case o “Ultra Light Iron Technology”, tecnologia que traz a combinação da fundição de paredes finas com ligas de alta resistência, e viabiliza a produção de peças estruturais em ferro fundido com o mesmo peso do alumínio. A partir daí, foi elaborado o Ultra Light Iron Block, bloco de motor especialmente desenvolvido para pequenos motores movidos a gasolina, etanol ou combustíveis sintéticos, como para aplicações híbridas.
O projeto foi executado em parceria com a empresa de engenharia automotiva Ricardo PLC (Reino Unido) e a SinterCast (Suécia), especializada em tecnologias relacionadas ao ferro fundido vermicular (Compacted Graphite Iron ou CGI). Entre as vantagens da nova tecnologia, estão: mesmo nível de peso, menos ruído e vibração, redução de 50% na emissão do CO₂ na produção e diminuição de 25% do custo operacional.
“Ano passado, fomos premiados na categoria Inovação em Processo e, neste ano, fomos reconhecidos em Produto. Essa versatilidade fala bastante sobre o nosso olhar para a inovação, que é transversal, orientado à geração de valor, com método e em parceria”, comemora Fábio Caramori, gerente de Inovação e Desenvolvimento de Novos Negócios.
O prêmio
O objetivo da premiação da Fapesc é incentivar e reconhecer os esforços bem-sucedidos de gestão da Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) que auxiliem no desenvolvimento dos ecossistemas de empreendedorismo inovador no estado de Santa Catarina. O prêmio recebeu o número recorde de 272 candidaturas.
Criado pela Lei Catarinense de Inovação, o prêmio dispõe sobre incentivos à CTI no ambiente produtivo, permitindo o equilíbrio regional e o desenvolvimento econômico e social sustentável do estado. A premiação presta homenagem à memória do professor Caspar Erich Stemmer, personalidade catarinense de destaque nacional no desenvolvimento da CTI.
Serão distribuídos R$ 420 mil em prêmios nas dez categorias: Agente de Inovação; Pesquisador Inovador; Estudante Universitário Inovador; Professor Inovador; Jovem Estudante Inovador; ICT Inovadora; Inovação em Produto (com as subcategorias Design industrial; Produto Digital; Equipamento; Produto Têxtil; Produto Agropecuário); Inovação em Serviço ou Processo; Inovação de Impacto Socioambiental; Governo Inovador.
Leia também:
1. Orlas de praias de São Francisco do Sul receberão obras de pavimentação; saiba quais
2. Natal de Joinville terá feira inspirada em mercados europeus; saiba como participar
3. Identificada adolescente assassinada em São Francisco do Sul
4. Prefeitura de Joinville vai fornecer óculos especiais para alunos cegos e com deficiência visual grave
5. Homem que furtou caixas eletrônicos é preso em Joinville
Assista agora mesmo!
Batalhão da comédia: Palhaço Birita e Sargento Junkes contam piadas no Bar da Zenaide: