Segundo turno: confira quais são as propostas dos candidatos a governo de SC para Joinville
Candidatos estiveram presentes em painel organizado por entidades empresariais da cidade
Candidatos estiveram presentes em painel organizado por entidades empresariais da cidade
Nesta segunda-feira, 17, aconteceu o painel com os candidatos ao governo do estado de Santa Catarina no segundo turno das Eleições 2022, Décio Lima (PT) e Jorginho Melo (PL). O evento foi organizado pelo Conselho das Entidades de Joinville.
O painel aconteceu às 18h30 na Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), no salão nobre. O evento teve como objetivo aprofundar seus planos de governo, em especial as propostas para o desenvolvimento do setor produtivo, infraestrutura, tributação, saúde, segurança, educação e economia.
Os candidatos foram ouvidos individualmente, na ordem de votação nas eleições. Foram realizadas 11 perguntas e cada candidato teve dois minutos para respondê-las. “Nós somos o maior PIB do Estado e o maior colégio eleitoral, por isso precisamos de um olhar mais atento na nossa cidade”, relatou a presidente da Acij, Maria Regina de Loyola.
No painel, foi utilizado como critério a ordem de votação de cada candidato. Porém, o jornal O Município Joinville colocará as respostas pela ordem alfabética do nome de urna dos candidatos a governo de Santa Catarina, conforme o manual do jornal.
Confira as propostas de cada candidato:
Décio Lima
Para o candidato, é necessário respeitar as biografias políticas de Santa Catarina. “Não irei interromper nada daquilo que é bom e que traz esperança para os catarinenses”, relata.
Jorginho Mello
O candidato defende a continuação e a manutenção do Plano 1000. “Tudo que for interessante para Santa Catarina, iremos continuar com a manutenção”, destacou o candidato.
Décio Lima
O candidato destaca que é inimaginável não olhar para a região que mais gerou empregos e que mais gera resultados na economia. Sendo assim, é necessário investimentos na infraestrutura. “Eu quero assumir o compromisso da execução de demandas antigas como a duplicação da Serra Dona Francisca. Irei realizar um orçamento que não será secreto e sim transparente”, relata.
Jorginho Mello
Para o candidato, os compromissos estão firmados junto a Prefeitura de Joinville e o prefeito Adriano Silva. No painel, Jorginho destacou o bom diálogo com o poder público da cidade e que as obras e as demandas antigas serão realizadas. “Com muita responsabilidade iremos repassar os recursos”, comenta.
Décio Lima
Para o candidato, Santa Catarina tem a dualidade dos Bombeiros Militares e Voluntários e que é dever do estado assumir as obrigações quanto aos serviços. “Precisamos garantir a manutenção desses serviços, que aqui é realizado de forma voluntária”, acrescenta.
Jorginho Mello
O candidato destacou o trabalho e a organização voluntária de Joinville, além de assumir o compromisso de ajudar a organização. “Quero ajudar tanto os bombeiros militares quanto os bombeiros voluntários que auxiliam tanto as cidades catarinenses”, comenta.
Décio Lima
O candidato destaca que o Hospital São José não é apenas de Joinville e sim da região. Por conta desta questão, ele relata que o estado precisa discutir e viabilizar a discussão sobre a folha de pagamento do hospital. “Acredito que temos condições de assumir essa responsabilidade. Precisamos analisar a capacidade”, conta. Décio também relatou que quer criar um “SUS Catarinense”, com um sistema integrado com a estrutura do estado.
Jorginho Mello
O candidato relata que conhece o Hospital São José e os recursos que conseguiu para o local. Afirmando que irá avaliar e ser parceiro do prefeito de Joinville sobre o assunto. “Vamos fazer um grande mutirão para resolver isso e principalmente quando se trata da folha de pagamento do São José”, retoma.
Décio Lima
Para o candidato é necessário ter um compromisso com as instituições de segurança para que as políticas de proteção sejam alcançadas. “Precisamos investir para que as forças tenham mais autonomia”, relata. O sistema prisional também foi tema de uma pergunta e, para Décio, é necessário enfrentar esse aspecto por toda Santa Catarina.
Jorginho Mello
O candidato relata que a pauta está em discussão para seu governo e que é necessário mais investimento na área para um avanço na segurança de Santa Catarina. Sobre o sistema prisional, Jorginho conta que irá fazer funcionar melhor o que já existe no estado.
Décio Lima
Para o candidato do PT, seu posicionamento é em favor do crescimento econômico de Santa Catarina por meio da infraestrutura. “Não defendo o aumento do tributo, pois precisamos ver qual é a dificuldade de cada setor e resolver por meio de incentivo fiscal”, relata. Para o setor elétrico, a opinião se manteve.
Jorginho Mello
Já o candidato do PL relata que é contra o aumento da carga tributária e que não pretende privatizar a Celesc ou a Casan. “Temos que investir em energia. Energia é infrestrutura. O estado precisa disso”, relata.
– Assista agora:
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização