+

Seis vereadores de Joinville devem ser candidatos nas Eleições 2022; confira nomes

Outros 11 legisladores afirmam que vão permanecer no Legislativo municipal

Seis vereadores de Joinville devem ser candidatos nas Eleições 2022; confira nomes

Outros 11 legisladores afirmam que vão permanecer no Legislativo municipal

Lucas Koehler

Ao menos seis vereadores de Joinville devem se candidatar para outros cargos nas Eleições 2022. As candidaturas devem se concentrar para deputado estadual e federal. Até o momento, nenhum legislador da cidade afirma ter interesse em tentar o Senado ou o governo de Santa Catarina.

Entre a disputa para deputado federal, Cassiano Ucker (Cidadania) vê no cargo uma forma de dar mais expressão às pautas ligadas à saúde, sua principal defesa de mandato. Ele cita ter dificuldades para aprovar projetos na Câmara de Vereadores por esbarrar na esfera estadual. “Estando como deputado federal consigo decisões feitas através do Ministério da Saúde para todas as pessoas”, argumenta.

Dois vereadores de Joinville devem se candidatar a deputado federal | Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Em seu terceiro mandato como vereador, Cláudio Aragão (MDB) também se candidatará para deputado federal. Para isso, ele cita o histórico como legislador em Joinville, a liderança na bancada do partido e ter sido líder de governo no primeiro mandato do ex-prefeito Udo Döhler (MDB). “Me sinto preparado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados. Se eleito, vou trabalhar para toda região Norte de Santa Catarina”, destaca.

Na disputa por uma cadeira na Alesc 

Entre os pré-candidatos para deputado estadual, um dos nomes é o de Adilson Girardi (MDB), motivado por indicação da igreja Assembleia de Deus, que, segundo ele, sempre indica dois nomes para a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). Para ele, o apoio da instituição religiosa contribui com as chances de ser eleito. Além dele, o partido terá Fernando Krelling como candidato ao mesmo cargo.

Leia também:

Saiba o que os deputados federais de Joinville planejam para as Eleições 2022;
Eleições 2022: apenas um dos três deputados estaduais de Joinville não deve concorrer à reeleição

O presidente da Câmara de Vereadores de Joinville, Maurício Peixer (PL), também será candidato para deputado estadual. Atualmente no sétimo mandato como vereador, ele se diz com experiência para buscar um novo cargo na política. Outro fator que motivou a decisão é ele ser o presidente do partido na cidade. “Acredito que chegou o momento, estou preparado”, analisa.

Quatro vereadores de Joinville vão se candidatar a deputado estadual | Foto: Arquivo/Agência AL

Outro pré-candidato a deputado estadual é Sidney Sabel (União Brasil). O vereador diz que a motivação é pela pequena representatividade da cidade na Alesc. “Fora das grandes decisões que são tomadas na capital”, pensa. Para ele, por conta disso, o município “sente na pele” a falta de investimentos na saúde, segurança e mobilidade urbana.

Tânia Larson (União Brasil) também tentará uma vaga como deputada estadual. Ela diz que, apesar de ter conquistado avanços para a causa animal, sua principal pauta, é na Alesc que conseguirá contribuir com mais intensidade. A vereadora cita que irá utilizar o cargo para pautar temas como a defesa das mulheres, destinando emendas parlamentares, criando leis e auxiliando na criação de políticas públicas.

Não vão se candidatar 

Outros 11 vereadores de Joinville afirmam que não pretendem se candidatar a nenhum cargo nas Eleições 2022. Entre eles, a justificativa mais comum é não romper com o mandato na Câmara de Vereadores antes de completar os quatro anos, que se encerram em 2024.

Neste grupo, estão Alisson Julio (Novo), Brandel Junior (Podemos), Diego Machado (PSDB), Érico Vinícius (Novo), Henrique Deckmann (MDB), Kiko do Restaurante (PSD), Lucas Souza (PDT), Nado (Pros), Neto Petters (Novo), Pastor Ascendino Batista (PSD), Sales (PTB) e Wilian Tonezi (Patriotas).

Vereadores de Joinville em sessão ordinária | Foto: Mauro Artur Schlieck/Câmara de Vereadores de Joinville

Alguns deles, porém, afirmam ter recebido convites dos partidos para concorrer novamente nas urnas neste ano. É o caso de Brandel Junior. Ele diz ter sido convidado pelo Podemos a se candidatar a um novo cargo, mas recusou com a justificativa de cumprir o mandato de vereador.

Lucas Souza explica que foi convidado pelo PDT a disputar outro cargo, mas recusou. Ele acredita haver diversos desafios em Joinville para cumprir como vereador. “Ouvimos a voz do coração e reafirmamos nosso compromisso com a cidade e com nossos eleitores”, pontua.

Sem definição

Entre os 19 vereadores, a única indecisão está no nome de Ana Lúcia Martins (PT). Isso porque as candidaturas do partido estão em discussão e ainda não há um encaminhamento final da sigla sobre candidatos que disputarão as eleições.

Ana Lúcia Martins é a única vereadora de Joinville que ainda não decidiu se irá se candidatar em 2022 | Foto: Mauro Artur Schlieck/Câmara de Vereadores de Joinville

As definições devem acontecer após reuniões internas do PT, porém, ainda sem prazo para o encerramento desta etapa.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo