Shopping Mueller é interditado pela Vigilância Sanitária por permitir a circulação de idoso

A defesa do Mueller alega que os seguranças não tem o mesmo poder que a polícia e não podem impedir a entrada no local

Shopping Mueller é interditado pela Vigilância Sanitária por permitir a circulação de idoso

A defesa do Mueller alega que os seguranças não tem o mesmo poder que a polícia e não podem impedir a entrada no local

Redação O Município Joinville

O Shopping Mueller de Joinville foi interditado pela Vigilância Sanitária na tarde desta terça-feira, 7, e deve permanecer fechado por 48 horas. De acordo com a assessoria do Mueller, a fiscal teria realizado a interdição após ter visto um idoso circulando no local, o que não é permitido pelo decreto publicado em 23 de junho, que proíbe o acesso de idosos a diversos espaços como forma de evitar o contágio da Covid-19.

A defesa do Mueller alega que os seguranças não tem o mesmo poder que a polícia e não podem impedir a entrada de qualquer pessoa no estabelecimento. O jurídico do shopping irá entrar com uma ação para reabrir as portas antes do prazo dado pela Vigilância.

O que diz a prefeitura

De acordo com o município, a interdição ocorreu por conta de reincidência. “Com base nas denúncias foram feitas novas vistorias e verificado o não cumprimento da proibição do acesso de idosos ao local”, diz trecho do texto.

Ainda segundo a prefeitura, “novas vistorias serão realizadas para avaliar o cumprimento das obrigações” e caso seja constatado que não houve cumprimento do decreto, o shopping pode ser interditado até o fim da pandemia.

A Patrulha do Coronavírus, segundo o município, já realizou 6,8 mil vistorias desde abril, autuando 82 estabelecimentos. Essa, porém, foi a primeira interdição.

O que diz o shopping

Por meio da assessoria, o empreendimento afirmou que buscará reverter a decisão na Justiça uma vez que entende não ter descumprido o decreto. O shopping alega também que a norma permite que idosos busquem alimentos e medicamentos e que há comércios dos dois tipos em seu interior. Confira a nota completa:

O Shopping Mueller Joinville informa que irá recorrer sobre a decisão da Vigilância Sanitária, que interditou o empreendimento na tarde desta terça-feira (7.07) por 48 horas.
De acordo com o órgão, havia a presença de idosos dentro do shopping. Porém, segundo o decreto nº 38.520 de 23 de junho de 2020, que determina o isolamento domiciliar de pessoas com idade igual ou superior a 60, não há restrições de acesso aos idosos que buscam pela aquisição de produtos alimentícios e de saúde, dos quais o empreendimento disponibiliza.
O departamento jurídico do Shopping irá requerer na justiça a reabertura, uma vez que não possui poder de polícia para proibir ou não a entrada de pessoas no local; além de entender que não descumpriu o decreto; e ter respeitado todas as regras e medidas preventivas, sempre zelando pela saúde e segurança de todos com respeito e empatia.


Ainda não está no grupo de notícias do jornal no WhatsApp? Clique aqui e entre agora mesmo.

Você já nos segue no Instagram? Clique aqui para acompanhe as notícias também por lá e participar de sorteios.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo