Restrição em Joinville será mais dura com idosos. Veja o decreto

Novas regras também foram estabelecidas para espaços públicos, comércio alimentício e a prática esportivas

Restrição em Joinville será mais dura com idosos. Veja o decreto

Novas regras também foram estabelecidas para espaços públicos, comércio alimentício e a prática esportivas

Fernanda Silva

A Prefeitura de Joinville publicou um decreto com novas medidas de contenção ao novo coronavírus nesta terça-feira, 23. As regras passam a valer a partir da quinta-feira, 25, e estabelecem o isolamento social de pessoas com ou mais de 60 anos, permitindo a circulação apenas alguns casos.

“Considerando que a vulnerabilidade da população idosa à infecção pelo vírus SARSCoV-2 exige a adoção de medidas de proteção específicas para tal público”, explica o documento, idosos só poderão sair para fazer atividades laborais, ir a atendimentos de saúde e locais para adquirir produtos de alimentação e saúde.

Se precisar sair, a pessoa idosa deve estar portando seu documento de identificação, sob pena de ser acompanhado até a sua residência para a devida identificação, alerta a prefeitura.

Segundo a prefeitura, das 29 mortes registradas na cidade, aproximadamente 84% são de pessoas idosas.

Práticas esportivas e ocupação de espaços públicos também terão restrições. As evidências científicas mostram que o contato físico entre pessoas amplia consideravelmente o risco de contágio pelo vírus, explica o decreto.

Por isso, além da obrigatoriedade do uso da máscara em todos os lugares de uso comum, ficam suspensas, por tempo indeterminado, quaisquer práticas esportivas que envolvam contato físico entre os participantes e a concentração e permanência de pessoas em parques, praças e locais públicos de uso coletivo.

Bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos do gênero deverão funcionar com atendimento limitado a 50% de sua capacidade total. Serviços de tele entrega ou retirada no estabelecimento são exceção à regra.

As pessoas podem fazer denúncias sobre descumprimentos das medidas exigidas por meio do sistema Web-Saúde, no número (47) 3481-5165, via WhatsApp.


Ainda não está no grupo de notícias do jornal no WhatsApp? Clique aqui e entre agora mesmo.

Você já nos segue no Instagram? Clique aqui para acompanhe as notícias também por lá e participar de sorteios.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo