+

Sinal 5G é liberado para uso em Joinville; veja qual operadora e em quais bairros

Tecnologia chegou antes do prazo estabelecido

Sinal 5G é liberado para uso em Joinville; veja qual operadora e em quais bairros

Tecnologia chegou antes do prazo estabelecido

Redação O Município Joinville

Joinvilenses que são clientes da operadora de telefonia Vivo e que têm aparelho compatível já podem utilizar o sinal 5G em nove bairros da cidade. Essa instalação marca a chegada da tecnologia no município, que recentemente ficou entre as dez cidades brasileiras mais bem preparadas para receber a tecnologia 5G, conforme o ranking “Cidades Amigas do 5G”, da Conexis Brasil Digital.

A tecnologia chegou em Joinville antes do prazo estabelecido em lei que é julho de 2025 devido à eficiência do município em se regularizar com legislação específica e processos, além da autorização emitida pela Agência Nacional de Telecomunicações que liberou a instalação para todas as capitais do Brasil e cidades com mais de 500 mil habitantes.

O sinal 5G em Joinville abrange os bairros Anita Garibaldi, Aventureiro, Boa Vista, Bom Retiro, Centro, Comasa, Glória, Pirabeiraba e Santo Antônio.

“Como Joinville tem um ambiente econômico muito forte, a Prefeitura trabalhou para antecipar o máximo possível esse prazo obrigatório que as empresas têm para instalar, que é julho de 2025”, explica Fernando Bade, secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação.

“Foi um trabalho conjunto entre Legislativo e Executivo para a cidade ter um regramento legal adequado. Antecipamos pois acreditávamos que as empresas se interessariam antes em cidades com menor entrave burocrático e que o mercado teria interesse em oferecer o serviço”, completa Fernando.

A cidade mais populosa de Santa Catarina está preparada para a internet 5G desde abril de 2022. O prefeito de Joinville Adriano Silva (Novo) sancionou na época a Lei Complementar 600, que regulamenta a implantação da tecnologia 5G em Joinville e dispõe sobre o procedimento para a instalação de infraestrutura de suporte para Estação Transmissora de Radiocomunicação autorizada pela Agência Nacional de Telecomunicação.

“Joinville entra em uma nova era. A era do 5G vai possibilitar muitas conexões como a internet das coisas, para que as empresas possam explorar com suas máquinas. Outras operadoras vão instalar, é um processo que começa agora com essa primeira empresa, mas que vai para outros bairros”, fala Fernando.

A Conexis Brasil Digital, entidade que representa empresas de telecomunicações e de conectividade, fez um levantamento sobre 26 municípios com mais de 500 mil habitantes e que não são capitais para o recebimento da 5G.

O estudo mostrou que apenas quatro estão com legislações e processos burocráticos municipais que tornam o ambiente favorável para a chegada do 5G. A boa notícia é que Joinville está neste seleto grupo, resultado do trabalho realizado para que o município se destacasse nesse ponto.

Leia também:
1. Morador de SC que recebeu Pix indevido é condenado a devolver dinheiro e pagar danos morais
2. Sancionada lei que dispensa autenticação de documentos e reconhecimento de firma em Joinville
3. Suspeito de armazenar fotos e vídeos de abuso sexual infantil é identificado em Joinville
4. Em casa, JEC perde para o Brusque e se complica no Campeonato Catarinense
5. Universidade de Joinville abre edital com mais de 300 bolsas de estudo de 100% para cursos EAD

– Assista agora:
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo