Vereador propõe que usina hidrelétrica e cachoeira do Piraí se tornem patrimônio histórico

Proposta de Adilson Girardi está tramitando na Câmara de Vereadores de Joinville

Vereador propõe que usina hidrelétrica e cachoeira do Piraí se tornem patrimônio histórico

Proposta de Adilson Girardi está tramitando na Câmara de Vereadores de Joinville

Sabrina Quariniri

Está tramitando na Câmara de Vereadores de Joinville o projeto de lei do vereador Adilson Girardi (MDB) que propõe que a usina hidrelétrica e a cachoeira do Piraí, ambas localizadas no final da Estrada do Salto 1, na região rural do bairro Vila Nova, se tornem patrimônio histórico do município.

Em entrevista, o vereador disse que a ideia principal é a preservação e manutenção da área, que por mais que já faça parte da área de proteção ambiental (APA), não existem garantias que a conservação da paisagem natural perdure no futuro, para as próximas gerações.

“Se não estiver em lei, podem descaracterizar a cachoeira, desativá-la ou até mudar o fluxo. Este projeto de lei garante a manutenção do prédio (da usina), que já faz parte da história, mas queremos incluir isso no papel”, defende o vereador.

A proposta será apreciada pelas comissões de Legislação, para verificar a admissibilidade do projeto, e Urbanismo, para discutir o mérito, antes de ir a Plenário para votação.

“Queremos chamar as partes interessadas, setores culturais e proprietários do imóvel para debaterem o assunto na Câmara”, garante.

Pontos históricos de Joinville

A Usina do Piraí, localizada aos pés da cachoeira do Piraí, foi a primeira usina construída em Santa Catarina, no ano de 1908, e é uma das poucas do estado a gerar energia ininterruptamente.

No local, funcionam quatro unidades geradoras de energia, alimentadas pela água captada na represa situada cem metros antes do início da cascata. Após atravessar 960 metros de tubulação e ajudar os geradores na produção de energia, a água é devolvida ao meio ambiente, totalmente limpa. Atualmente, a Celesc é proprietária do espaço.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo