VÍDEO – Confira as principais atrações da 14ª edição do VinVeneto em Joinville
Festa que celebra a cultura italiana iniciou nesta quinta-feira
Festa que celebra a cultura italiana iniciou nesta quinta-feira
A 14ª edição do VinVeneto iniciou nesta quinta-feira, 24, no Expocentro Edmundo Doubrawa, em Joinville. O evento, que não acontecia há 14 anos, tem como objetivo celebrar a cultura italiana.
Com programação até o próximo domingo, 27, a festa conta com opções da gastronomia italiana, como a polenta, que é o prato principal.
Além também de massas, molhos, pizza, risoto, polenta frita e também o x-polenta, que substitui o pão por polenta e outras opções. Além disso, conta com opções de sucos e vinhos produzidos por uma vinícola e duas adegas.
Um espaço kids, cinema 9D, stand para registros fotográficos e tendas com produtos típicos da Itália também estão no local.
Para Aylton Bogo, presidente do Centro Cultural Circolo Italiano Di Joinville, entidade responsável pela organização, a volta do evento após tanto tempo é algo de extrema importância para o resgate da cultura italiana em Joinville.
“Nós da comissão estamos muito emocionados com a volta do VinVeneto, com uma grande expectativa para esses quatro dias de evento”, relata.
Ele conta que o público joinvilense contará com a “Itália invisível” e poderá acompanhar apresentações da cultura italiana ao vivo.
“As pessoas que virem aqui encontraram alguns qr-codes e poderão ver pontos turísticos da Itália ao vivo. Outro destaque também é a música, com bandas cantando em italiano e apresentações folclóricas”, revela.
Segundo Talita Silva, organizadora da festa, a expectativa é de que dez mil pessoas passem pelo VinVeneto até o próximo domingo.
“Temos uma média de 80 pessoas trabalhando no evento, que já era grandiosa antigamente, mas perdeu o voluntariado. Agora, unimos as forças dos sócios (do Circolo Italiano) e de voluntários, junto com uma empresa de eventos”, explica.
“Estamos todos ansiosos e animados. Com certeza vai ser uma festa que Joinville vai gostar bastante.”
O ponto alto do evento sem dúvidas serão os momentos da tradicional queda da polenta, produzida pelas comunidades voluntárias do Centro Cultural Circolo Italiano Di Joinville.
Nesta quinta-feira, uns dos responsáveis da preparação foi Dorval Uber, de 66 anos, da Famiglia Trentina Di Joinville.
“É sempre uma satisfação (produzir a polenta) e ter o VinVeneto de volta é algo especial, já que na época que parou de ser realizada tinha a escolha da rainha e a minha filha foi a última. Agora estou com ela e minha neta aqui”, celebra.
Durante o momento também estava o grupo de dança folclórica do Circo italiano de Joinville, que animou junto ao público o momento da queda da polenta.
Matheus Artioli, uns dos integrantes do grupo, diz que entrou recentemente e que a expectativa é muito grande para o restante dos dias de evento.
“ Ensaiamos durante todo o ano para esse momento. Mesmo com um grupo pequeno, queremos contribuir com o evento por meio da dança e muita alegria”, conta.
Os encerramentos diários do VinVeneto ocorrem sempre às 22h. A exceção é para o último dia do evento, no domingo, 27, em que a festa tem encerramento marcado para 18h.
25/08 (sexta-feira):
16h: abertura
19h: virada da polenta com grupo de dança e comunidade
19h15: banda Família Dal Ponte
20h: apresentação do grupo de dança Anjos da Terra
20h15: apresentação do grupo de dança do Passinho – Flash Mania
22h: encerramento do dia
26/08 (sábado):
10h: abertura
11h: DJ
11h30: virada da polenta com grupo de dança
12h: banda Família Dal Ponte
19h: grupo Ciribin
20h: apresentação de dança folclórica
22h: encerramento do dia
27/08 (domingo):
10h: abertura
11h: campeonato estadual de mora
11h15: grupo Ciribin
11h30: virada da polenta
12h: apresentação de dança folclórica
18h: encerramento do evento
Casa de bispo a hotel: a fascinante história do Palácio Episcopal de Joinville”: