VÍDEO – Joinvilense se prepara para escalar montanha mais alta da Europa
Monte Elbrus fica localizado na Rússia
Monte Elbrus fica localizado na Rússia
O joinvilense Edgar Nascimento, de 33 anos, está na Rússia para subir o monte Elbrus, a montanha mais alta da Europa. A subida, prevista para esta sexta-feira, 11, faz parte do projeto 7 Cumes, que visa escalar as sete maiores montanhas de cada continente.
Na lista das sete maiores montanhas de cada continente estão Everest, no Nepal; Aconcágua, na Argentina; Elbrus, na Rússia; Kilimanjaro, na Tanzânia; Denali, no Alasca; Pirâmide Carstensz, na Oceania; e Vinson, na Antártida.
O principal objetivo é se preparar para chegar ao Everest, último destino previsto. “Esse projeto começou no meu coração há pelo menos dez anos. Sempre tive o Everest como objetivo de vida, algo que sempre me atraiu e chamou atenção. Mas antes de ir para lá precisamos nos preparar”, conta.
Em 2022, o jornal O Município Joinville publicou o início do projeto em Aconcágua que, além de ser a maior da América do Sul, é também a mais alta montanha do mundo fora da cordilheira do Himalaia. Após isso, subiu a Kilimanjaro e, agora, está prestes a subir a Elbrus.
“O projeto gira em torno de dez dias, sendo de dois ou três dias fora da montanha, aí são sete dias na montanha, que serve para aclimatação. A gente sobe e desce, vai até 4 mil, 4,5 mil metros, para ver a questão da altitude. Mas estou muito bem, graças a Deus, meu percurso até aqui está sendo perfeito”, detalha.
A saída para chegar ao topo da montanha inicia 1h da madrugada desta sexta-feira e a expectativa é retornar ao abrigo no período da tarde. “Tudo vai depender do clima, do tempo, do passo, do cansaço. Não há como precisar, porque cada montanha é única.”
Edgar divulga o projeto no Instagram. Ele posta vídeos dos desafios que enfrenta. Confira os perfis: @edgarnsc e @extremeaction.
Leia também:
1. “Um grande amigo”: Identificado homem que morreu após passar mal durante futebol em Joinville
2. “Análise criteriosa”: STJ explica liberação de detentos de Joinville devido à superlotação
3. Câmara rejeita encaminhamento ao Conselho de Ética de denúncia contra vereadora por falas sobre caçadores
4. Suspeito de envolvimento em caso de homicídio em Joinville é preso no Maranhão
5. Prefeito de Joinville defende reforma administrativa e rebate críticas: “estamos com a consciência tranquila”
Casarão Neitzel é preservado pela mesma família há mais de 100 anos na Estrada Quiriri, em Joinville: