VÍDEO – Meteoro de brilho intenso é registrado no céu de Santa Catarina
Fenômeno cruzou o céu por cerca de quatro segundos
Fenômeno cruzou o céu por cerca de quatro segundos
Na noite desta terça-feira, 28, foi registrada a passagem de um meteoro de brilho intenso em algumas cidades de Santa Catarina. O fenômeno foi registrado pela Estação de Monte Castelo, no Planalto Norte.
Ele passou pelo céu por volta das 19h15 e durou quatro segundos. Segundo Jocimar Justino, astrônomo da Estação de Monitoramento de Meteoros de Monte Castelo, no Planalto Norte catarinense, o que se destacou no meteoro registrado foi seu brilho. “Esse em específico teve um brilho mais intenso e sua duração foi maior”, relata.
O meteoro foi visto nos municípios catarinenses de Curitibanos e Videira, na Serra Catarinense e no Meio-Oeste catarinense. “Ele começou a brilhar em uma altitude de aproximadamente 90 km e desapareceu a 40 km de altitude”, explica Jocimar.
Seu ângulo de entrada em relação ao solo foi cerca de 52º e a velocidade observada foi de 54.000 km/h, cerca de 15 km por segundo.
Segundo Jocimar, o recomendado é que esses fenômenos sejam vistos a olho nú. “Elas são as populares estrelas cadentes, que na verdade são detritos espaciais que entram na atmosfera em alta velocidade e causam esse fenômeno luminoso”, explica.
O registro é comum. Apenas nesta terça-feira, 28, cerca de 70 meteoros foram registrados na estação de Monte Castelo, no Planalto Norte de Santa Catarina. “Basta ter paciência e ficar observando o céu… Cedo ou tarde vai aparecer algum”, finaliza.
Leia também:
– Polícia Civil pede prisão preventiva de homem acusado de estuprar adolescente em Joinville
– Prefeitura de Balneário Camboriú tenta entender motivos de público abaixo do esperado na Marcha para Jesus
– “Tive que reler várias vezes”, conta confeiteira após cliente pedir para devolver bolo de aniversário em Joinville
– Após briga, pais adotivos são detidos e adolescente é apreendido no Vale do Itajaí
– Pedido para criação da CPI do MEC é protocolado no Senado; confira assinaturas