VÍDEO – Prefeitura de Joinville inicia demolição do trapiche da Vigorelli
Uma nova estrutura deve ser construída no local
Uma nova estrutura deve ser construída no local
Na manhã desta segunda-feira, 27, a Prefeitura de Joinville, por meio da unidade de obras da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), iniciou a demolição do trapiche na praia da Vigorelli. Com impossibilidade de restauro, o governo municipal deve realizar a construção de uma nova estrutura no local.
Com expectativa de encerrar a parte inicial das obras até a semana que vem, Fabiano Lopes de Souza, diretor da Seinfra, afirma que a decisão se dá pela pouca efetividade que as placas e sinalizações têm para que as pessoas não utilizem o espaço. “Entendemos que a desativação é a forma mais segura”, explica.
O avanço das obras, porém, depende de condições climáticas e marítimas. “A região sofre influência de maré, por exemplo. Se ela subir, não conseguimos entrar com os equipamentos e máquinas”, aponta.
Para Norma de Magalhães, de 77 anos, moradora da região há 37, diz que as obras representam sua maior alegria. “As coisas vão melhorar. Após tanto tempo morando aqui, vejo o nosso trapiche sendo demolido para ser construído um melhor”, destaca.
Atualmente, de acordo com Fabiano, o trapiche era de concreto armado, que pode ser corroído pela água salgada do mar, afetando a armadura da estrutura e sendo um possível causador de acidentes. “A laje do local já estava comprometida. Existe um risco de desabamento ou queda de pessoas”, fala.
Em julho deste ano, Lupercio Luiz Costa, de 63 anos, morreu após cair de um trapiche no bairro Morro do Amaral, zona Sul de Joinville.
A demolição faz parte dos investimentos na região da Vigorelli. Além de uma nova estrutura sobre o mar, o local deverá receber obras de pavimentação, saneamento básico e iluminação pública. O custo está avaliado em R$ 6,9 milhões.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida: