VÍDEO: seis pinguins resgatados em Balneário Barra do Sul retornam à natureza
Eles foram soltos em praia de Florianópolis junto de outros 14 pinguins resgatados em todo o território catarinense
Eles foram soltos em praia de Florianópolis junto de outros 14 pinguins resgatados em todo o território catarinense
Seis pinguins-de-magalhães resgatados em Balneário Barra do Sul em 16 de junho, retornaram à natureza nesta segunda-feira, 3, durante soltura organizada pela R3 Animal, na praia do Moçambique, em Florianópolis. Segundo o Projeto de Monitoramento de Praias da Univille, quatro desses pinguins encontrados no Litoral Norte estavam presos em redes de pesca.
Outros animais da mesma espécie também foram reintroduzidos ao mar na mesma data e todos eles foram encontrados em praias do território catarinense.
De acordo com a R3 Animal, este grupo é o primeiro a ser liberado desde o início da temporada anual de migração dos pinguins, iniciada em meados de outono e que vai até setembro, quando essas aves começam a fazer o caminho de volta até suas colônias na Patagônia.
A presidente daR3 Animal e coordenadora do PMP-BS em Florianópolis, médica veterinária Cristiane Kolesnikovas explica que os pinguins que encalham nas praias, em sua grande maioria, são animais juvenis, estão em seu primeiro ano de vida e encaram pela primeira vez a longa viagem de migração.
Como são inexperientes, é comum que alguns animais tenham dificuldade em se alimentar, se percam dos bandos e fiquem debilitados, encalhando nas praias. Também existem aqueles que interagem com petrechos de pesca. Mesmo não sendo fauna alvo de pesca eles podem ser capturados incidentalmente. É a chamada captura bycatch, ou seja, não intencional.
Todos os pinguins passaram por exames complementares, realizaram o teste de impermeabilização das penas e receberam um microchip com um número de identificação.