Associação apresenta curso inédito para cuidadores de pessoas com deficiência em Joinville; saiba onde e quando
Curso será inédito no Brasil e deve ser lançado ainda neste ano
Curso será inédito no Brasil e deve ser lançado ainda neste ano
Nesta quinta-feira, 22, a Associação dos Deficientes Físicos de Joinville (Adej) vai apresentar o curso técnico em cuidados de pessoa com deficiência ou altas habilidades. A apresentação ocorrerá às 18h30, em sessão pública no Plenário da Câmara de Vereadores.
Segundo a Adej, inédito no Brasil, o curso a ser lançado em Joinville ainda neste ano promoverá formação de dois anos, com 1200 horas, das quais 900 horas serão teóricas e 300 horas para o estágio supervisionado, finalizando com a redação de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Assim, aspectos das duas realidades (portadores de deficiências e de altas habilidades) serão estudados e os meios de se especializar em ambos os sentidos serão indicados.
“A formação permitirá prestar cuidados amparados na ciência e na tecnologia, como previsto pelo Programa Nacional de Ensino Técnico e Profissionalizante (Pronatec). Cuidadores habilitados vão ajudar a minimizar a sobrecarga da família de quem demanda os cuidados”, informa o pesquisador em neurociências, Daison Nelson Ferreira Dias, coordenador geral do curso.
A sessão pública, proposta pelo vereador Alisson Julio (Novo), tem o objetivo de ouvir o maior número possível de atores sociais a fim de desenhar um curso que atenda da melhor forma essa demanda, com atenção ao que é pertinente às instituições que também se relacionam com o tema, que são o Ministério Público, Defensoria Pública, Poder Judiciário, Prefeitura e seus órgãos da administração e as entidades da sociedade civil organizada.
A Adej informou que, além de vereadores, outras autoridades já confirmaram presença na sessão desta quinta-feira, entre elas, o Prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo).
Além disso, foram convidados representantes do Ministério Público Federal e Estadual, do Foro de Joinville, Defensoria Pública do Estado e da União, colégios e escolas técnicas, associações de assistência e de defesa dos direitos das pessoas com deficiência, os Cras, Conselhos Municipais, empresas e atletas paralímpicos, como a recordista Adria Santos.
Leia também:
1. Adolescente de 16 anos é morto a tiros em Joinville
2. Prefeitura busca empresa para elaborar plano contra desastres naturais em Joinville
3. Homem é preso com pornografia infantil em Joinville
4. Procon de Joinville divulga pesquisas de preços de gás de cozinha e combustíveis
5. JEC Futsal enfrenta equipe do Tubarão pelo Campeonato Catarinense nesta quarta-feira
Descubra os 4 povos que já habitavam a região de Joinville há 10 mil anos: