Bombeiros de SC salvam mais de 500 pessoas e 80 animais no Rio Grande do Sul

Força-tarefa de 32 bombeiros foi enviada ao estado

Bombeiros de SC salvam mais de 500 pessoas e 80 animais no Rio Grande do Sul

Força-tarefa de 32 bombeiros foi enviada ao estado

Isabel Lima

Equipes de Força-tarefa (FT) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBM-SC) estão no Rio Grande do Sul para ajudar no resgate de pessoas e animais após as fortes chuvas que assolam o estado.

No último levantamento divulgado na manhã deste sábado, 4, as equipes de FT já salvaram 516 pessoas e 84 animais ilhados em situação de risco. Esses resgates foram realizados principalmente em cima de telhados e árvores.

Os 32 bombeiros catarinenses estão no Rio Grande do Sul desde quarta-feira, 1º. No total, a operação contou com 10 viaturas 4×4, 11 embarcações e equipamentos para resgate em deslizamentos.

Soldado Gustavo Maciel Keller/ CBM-SC

Situação do Rio Grande do Sul

Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, 300 foram afetados pelas fortes chuvas que atingem o estado, o que corresponde a 60,36% dos municípios. A informação consta no Boletim da Defesa Civil estadual, atualizado às 12h deste sábado, 4.

A Defesa Civil aponta 57 mortes em decorrência dos temporais, sendo dez em investigação para determinação da causa. O novo número superaria as 54 mortes registradas em setembro do ano passado, durante a passagem de um ciclone extratropical.

Soldado Gustavo Maciel Keller/ CBM-SC

Desde segunda-feira, 29, pelo menos, 67 pessoas continuam desaparecidas e outras 74 estão feridas. A Defesa Civil gaúcha contabiliza que 32.640 desalojados e 9.581 estão temporariamente em abrigos.

Sobre os serviços de infraestrutura no estado, o governo do Rio Grande do Sul divulgou, neste sábado, 4, que as chuvas deixaram 350 mil localidades sem energia elétrica, sendo 54 mil da distribuidora CEEE Equatorial somados a 296 mil pontos abastecidos pela empresa RGE Sul.

Em relação ao fornecimento de água tratada, a Corsan informa que 860,9 mil pessoas, 28% do total de clientes da companhia, estão sem abastecimento de água. As cheias também afetaram os serviços de telecomunicações (telefonia e internet) em 128 municípios.

Soldado Gustavo Maciel Keller/ CBM-SC

Neste sábado, 4, são 128 trechos em 61 rodovias com bloqueios totais e parciais, entre estradas e pontes, conforme atualização das 9h. O próximo boletim será divulgado às 18h deste sábado.

As aulas estão suspensas em toda rede de ensino estadual, que conta com 2.338 escolas. Quase 200 mil (199.724) estudantes foram impactados pelo fechamento das salas de aula. Até o momento, 603 escolas afetadas, sendo 224 danificadas, 30 servindo de abrigo e as demais com problemas de acesso e outros.

Previsão do tempo

Lauro Alves/Secom

Os temporais continuarão fortes neste fim de semana e podem agravar as enchentes. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até este domingo, 5, a previsão é de chuva volumosa, podendo superar os 100 milímetros (mm) por dia, entre o norte do Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina; as rajadas de ventos podem superar os 60 km/h.

O instituto prevê também a ocorrência de descargas elétricas (raios) e possível queda de pedras de granizo, no momento das tempestades mais severas.

Ajuda

Em caso de emergência, as pessoas devem ligar para a Defesa Civil no município (telefone 199) e para o Corpo de Bombeiros Militar (telefone 193).

Também é possível se cadastrar para receber os alertas meteorológicos da Defesa Civil estadual. Basta enviar por SMS, no celular, o CEP da localidade onde o interessado está para o número 40199. Em seguida, uma mensagem de confirmação será enviada, tornando o número disponível para receber as informações sempre que forem divulgadas pela Defesa Civil estadual.

O cadastro pode ser feito via aplicativo WhatsApp. Antes, é necessário enviar uma mensagem de texto pelo telefone (61) 2034-4611.

Com informações da Agência Brasil.

Leia os destaques da semana:
1. GALERIA – Moradora de Joinville decora casa com símbolos e cores do Vasco da Gama
2. Ideli Salvatti perde título de cidadã honorária de Joinville
3. Celesc abre concurso com vagas em Joinville
4. Joinville entra na última fase antes da liberação dos mosquitos Wolbachia de combate à dengue
5. Empresário joinvilense se torna membro titular da Academia Nacional de Engenharia


Assista agora mesmo!

“Lugar muito bom”: como paixão fez argentina conhecer Joinville e construir uma vida na cidade:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo