Clínica especializada em saúde da mulher é inaugurada em Joinville; conheça atendimentos oferecidos
Clínica foi inaugurada nesta sexta-feira
Clínica foi inaugurada nesta sexta-feira
Nesta sexta-feira, 27, foi inaugurada a Clínica Especializada em Saúde da Mulher de Joinville. O objetivo da nova clínica, que funciona no mesmo prédio da Policlínica Boa Vista, na rua Helmut Fallgatter, é garantir tratamento, apoio e acolhimento às mulheres em local exclusivo.
Segundo a Prefeitura de Joinville, no local, as mulheres terão um suporte integral por meio de equipe multidisciplinar, para oferecer consultas, avaliação e diagnóstico, exames como biópsias e ultrassonografia. Caso necessário, também é feito o encaminhamento para serviço de referência ambulatorial ou cirúrgica.
Ao todo, são 418 metros quadrados (m²) de área, que abrigam fez consultórios, salas de atendimento em um espaço humanizado, incluindo um auditório. As obras foram executadas com recursos próprios da Prefeitura de Joinville, em um investimento de cerca de R$ 600 mil.
De acordo com o órgão, foram feitas a revisão dos revestimentos internos e do pátio externo, pintura interna e externa, revisão das instalações elétricas, hidrossanitária, preventiva contra incêndio e paisagismo, além de instalação de uma nova comunicação visual.
“É mais uma conquista muito grande para a cidade de Joinville. São vários especialistas que fazem o acompanhamento da saúde da mulher, em um lugar totalmente reformado, um ambiente preparado e muito acolhedor”, explica o prefeito Adriano Silva.
“Essa clínica vem para somar nos atendimentos. Quando a mulher tem o diagnóstico
de câncer, ela tem muita pressa, precisa de um atendimento rápido para rastrear, então essa clínica veio na hora certa. A mulher joinvilense vai ter muito mais qualidade no atendimento e no acolhimento”, avalia Maria de Lourdes Ficagna, presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Joinville.
A porta de entrada para o serviço são as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs). A partir da consulta e avaliação feita na Atenção Primária, a paciente poderá ser encaminhada para a Clínica Especializada em Saúde da Mulher. A equipe multidisciplinar conta com cinco mastologistas e três patologistas de colo uterino.
“O primeiro atendimento continua sendo com as equipes das Unidades Básicas de Saúde da Família. Uma vez detectada alguma possibilidade de problema, ela vem para essa clínica. Nós queremos que cada mulher se sinta abraçada, que ela saiba que não está sozinha nessa caminhada,” exemplifica a secretária de Saúde de Joinville, Tânia Eberhardt.
Desta forma, serão oferecidos os serviços de Mastologia: consulta na especialidade médica de mastologia, ambulatório de mastologia para avaliação e diagnóstico, exames de biópsia guiada por ultrassonografia e estereotaxia, definição de tratamento e seguimento ambulatorial com exames de estadiamento ou encaminhamento para procedimento cirúrgico.
A clínica também oferece serviços de Patologia do Colo Uterino: consulta na especialidade médica, avaliação de exames com colposcopia e biópsias para manejo no próprio serviço, encaminhamento para serviço de referência ambulatorial ou cirúrgica para tratamento específico.
As paredes da Clínica Especializada em Saúde da Mulher recebem a exposição “Mulheres de Joinville”. A mostra retrata 14 mulheres, de diferentes áreas de atuação, que colaboram para a cidade e inspiram a comunidade. Enquanto aguardam pelo atendimento, as pacientes poderão conhecer a história de vida dessas mulheres joinvilenses.
Leia também:
1. Confira detalhes do julgamento do STF para condenar joinvilense pelos atos de 8 de janeiro
2. Fernando Bahiense, professor da Univille, morre aos 67 anos
3. VÍDEO – Sérgio Moro recebe título de cidadão honorário de Joinville
4. Mutirão de emissão de certidões e carteira de identidade acontece em Joinville nesta sexta-feira
5. Delegacia de Homicídios investiga desaparecimento de jovem em Joinville
Batalhão da comédia: Palhaço Birita e Sargento Junkes contam piadas no Bar da Zenaide: