Comissão de Assuntos Municipais da Alesc aprova projeto de região metropolitana de Joinville

Transportes e Desenvolvimento Urbano ainda precisa aprovar proposta

Comissão de Assuntos Municipais da Alesc aprova projeto de região metropolitana de Joinville

Transportes e Desenvolvimento Urbano ainda precisa aprovar proposta

Lucas Koehler

Nesta quarta-feira, 6, a comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou o projeto de lei complementar que cria a região metropolitana de Joinville.

O texto da deputada Paulinha (sem partido) foi aprovado em junho pela comissão de Constituição e Justiça e, em agosto, pela de Finanças. A proposta ainda precisa passar pela de Transportes e Desenvolvimento Urbano antes de seguir para votação.

A deputada estadual Marlene Fengler (PSD), integrante da comissão de Assuntos Municipais, foi uma das que votou a favor. “Superada a análise na juridicidade, voto pela aprovação”, disse.

O deputado Silvio Dreveck (PP) votou da mesma forma. “Além da Grande Florianópolis, a região de Joinville contempla a conurbação e expansão. Uma região metropolitana tem uma série de benefícios”, argumentou.

Ele ainda fez uma ressalva quanto ao andamento do projeto. Silvio diz que o estatuto prevê a realização de audiências públicas, o que não foi feito até então. A decisão final foi de que a comissão foi de Transportes e Desenvolvimento Urbano discuta esse ponto.

Projeto de lei 

O projeto foi protocolado na Alesc em fevereiro deste ano pela deputada Paulinha, após um pedido do vereador de Joinville Lucas Souza, ambos do PDT.

O texto propõe a criação das Regiões Metropolitanas de Joinville (RMJ), Jaraguá do Sul (RMJS) e do Planalto Norte (RMPN).

As regiões metropolitanas de Joinville (RMJ), Jaraguá do Sul (RMJS) e do Planalto Norte (RMPN) serão constituídas, respectivamente, pelos municípios de: Araquari e Joinville (RMJ), Jaraguá do Sul e Guaramirim (RMJS), Canoinhas e Três Barras (RMPN).

De acordo com o texto, integram a área de expansão metropolitana da RMJ os municípios de Balneário Barra do Sul, Campo Alegre, Garuva, ltapoá e São Francisco do Sul, Rio Negrinho e São Bento do Sul.

Já na RMPN, os municípios de Bela vista do Toldo, Irineopólis, Itaiopólis, Major Vieira, Monte Castelo, Papanduva, Porto União e Mafra

A área de expansão metropolitana da RMJS será integrada pelos municípios de Barra Velha, Corupá, Massaranduba, São João do Itaperiú, Schroeder.

Nas redes sociais, Lucas celebrou a aprovação do projeto aprovado na comissão de Assuntos Municipais da Alesc.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo