Coordenador da Defesa Civil de Joinville participa de resgates no Rio Grande do Sul

Grupo Especialista em Resgate de Alto Risco vai trabalhar nas enchentes gaúchas

Coordenador da Defesa Civil de Joinville participa de resgates no Rio Grande do Sul

Grupo Especialista em Resgate de Alto Risco vai trabalhar nas enchentes gaúchas

Redação O Município Joinville

O trabalho de resgate das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul ganha reforço catarinense com a participação do Grupo Especialista em Resgate de Alto Risco (Gerar). Entre os 28 integrantes da equipe, está o joinvilense Jairo Machado, coordenador de Proteção e Defesa Civil da Prefeitura de Joinville.

A pedido do governo do Estado do Rio Grande do Sul, o grupo catarinense vai atuar em Candelária, localizada a cerca de 200 quilômetros de Porto Alegre. O grupo chega ainda nesta sexta-feira, 3, ao Rio Grande do Sul e não está descartada a possibilidade de deslocamento para outras cidades, de acordo com a necessidade.

Segundo Jairo, a equipe terá como missão ajudar no trabalho de busca e resgate de pessoas que estão ilhadas e desaparecidas. Para tanto, o Gerar conta com uma van com equipamentos, uma embarcação, sete camionetes e uma aeronave. A equipe é formada por diferentes profissionais, como médicos, enfermeiros e trabalhadores de outros setores.

Prefeitura de Joinville/Divulgação

“Temos informações de que em alguns casos será necessário o uso de aeronaves. Para os resgates, também deverão ser utilizadas embarcações e empregadas técnicas de acesso para retirada das vítimas, com uso de cordas e polias”, explica o coordenador da Defesa Civil de Joinville.

O joinvilense

Tecnólogo em Segurança do Trabalho e Técnico em Defesa Civil, Jairo Machado possui experiência em trabalhos de busca e resgate, tendo contribuído em situações extremas como no desastre do Morro do Baú, no município de Ilhota, em 2008; e na inundação em São João Batista, em 2022.

“É gratificante poder ajudar e estar apto para esse trabalho. Tenho orgulho de ser lembrado e poder contribuir, também representando a Defesa Civil de Joinville”, declara Jairo.

Leia também:

Assista agora mesmo!

“Lugar muito bom”: como paixão fez argentina conhecer Joinville e construir uma vida na cidade:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo