Covid-19: vacinação já reduziu a média de idade de internados e óbitos em Joinville
A faixa etária de internação caiu nove anos e de mortes, 14
A faixa etária de internação caiu nove anos e de mortes, 14
Após quatro meses desde o início da vacinação em Joinville já é possível ver o impacto das aplicações das doses na cidade. Segundo a Secretária de Saúde, a idade média de pacientes internados e dos que vão a óbito já reduziu.
Até o momento, foram aplicadas mais de 162 mil doses de vacinas em Joinville. Ao todo, 109,6 mil pessoas já foram imunizadas, sendo que 53,2 mil delas receberam também a segunda doses.
A média de idade das pessoas internadas em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e em leitos de Enfermaria apresentou uma redução de nove anos em 2021. Em janeiro, a média de idade dos internados era de 63,5 anos. No fim da primeira quinzena de maio, o número baixou para 54,5 anos.
Em relação aos óbitos, a redução da faixa etária foi ainda mais significativa, caindo de 74 anos, no início de janeiro, para 59,6 anos, em maio. A queda de 14,4 anos está relacionada, principalmente, com o avanço da vacinação dos públicos prioritários, afirma a Secretária de Saúde.
Leia também:
– Saiba quem pode e o que levar para a vacinação do grupo com comorbidades;
– Prefeitura de Joinville disponibiliza novos horários para agendamento de vacinação;
– Joinville aumenta ritmo de vacinação e aplica em média 2,5 mil doses por dia em maio.
“Empenhamos todos os esforços necessários para que a vacinação continue sendo realizada de forma ágil e organizada, porque entendemos os benefícios que a imunização representa para a população”, reforça o prefeito Adriano Silva.
O acompanhamento de todos os indicadores relacionados com a pandemia, incluindo os casos, as internações e a imunização, é realizado pelos profissionais do Núcleo de Apoio à Rede de Atenção à Saúde da Unidade de Gestão Estratégica e Articulação da Rede em Saúde da Secretaria da Saúde de Joinville.
“Quando combinamos os dados apurados pelo time da Secretaria da Saúde, nós conseguimos ter um amplo panorama da pandemia em Joinville, o que nos permite tomar decisões mais assertivas”, explica o prefeito.
Na segunda metade de maio, Joinville iniciou a vacinação de pessoas com comorbidades. Atualmente, o público alvo são pessoas com idade entre 35 e 59 anos. Conforme a chegada de mais doses de vacinas, a faixa etária é ampliada.
Outros públicos já puderam receber os imunizantes. Idosos institucionalizados, profissionais da saúde, pessoas com mais de 60 anos e as populações indígenas e quilombolas já foram vacinadas.
O próximo grupo prioritário deverá ser os de trabalhadores da educação. Segundo o governo do Estado, a imunização deve começar a partir do dia 31 de maio. O planejamento definitivo para organizar o escalonamento deste grupo está marcado para a próxima segunda-feira, 24.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida: