Deputados estaduais e demais autoridades destacam legado da Acij em 110 anos de história

Alesc promoveu evento para comemorar 110 anos da entidade, na sede da Acij, nesta segunda-feira

Deputados estaduais e demais autoridades destacam legado da Acij em 110 anos de história

Alesc promoveu evento para comemorar 110 anos da entidade, na sede da Acij, nesta segunda-feira

Sabrina Quariniri

Em primeira sessão solene do ano, na noite desta segunda-feira, 22, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) promoveu uma homenagem para comemorar os 110 anos de história da Associação Empresarial de Joinville (Acij). Durante a cerimônia, deputados estaduais e demais autoridades destacaram o legado da entidade no desenvolvimento econômico e social do município.

O evento, aprovado por unanimidade por parlamentares da Alesc, partiu do deputado estadual Fernando Krelling (MDB), que presidiu a sessão solene. Durante sua fala, Krelling defendeu a importância da representatividade joinvilense no estado e afirmou que a Acij é uma das maiores e mais importantes associações empresariais do Sul do Brasil.

Sabrina Quariniri/O Municipio Joinville

“Com o trabalho da entidade, o legado histórico em prol da economia e do bem-estar de Joinville e de Santa Catarina vem sendo preservado. Nada mais justo do que a Alesc reconhecer este trabalho. As palavras ensinam, mas são os exemplos que arrastam”, disse o deputado.

O deputado Sargento Lima (PSL) parabenizou a associação por mais de um século de existência e ressaltou a importância da entidade. Além disso, direcionando a palavra à vice-governadora Daniela Reinehr (PSL), destacou a relevância da cidade na economia do estado.

“Para que esta entidade sobreviva mais 110 anos, é necessário que Joinville acompanhe este progresso. A associação não pode estar à frente, é responsabilidade do estado fazer que as duas andem par a par. Posso dizer com tranquilidade que Joinville é responsável por um quarto de tudo aquilo que o estado produz. Muitas vezes estamos municipalizando os prejuízos e estadualizando os lucros. Isso é uma preocupação que tenho com minha cidade e com a permanência e força desta associação, que ajudou a transformar a manchester catarinense na gigante que é”, disse Sargento Lima.

O prefeito Adriano Silva (Novo) falou de sua vivência como filho de empresário e membro da Acij e, emocionado, disse que a entidade é motivo de orgulho para o joinvilense.

“Esta casa, que muito me ensinou e que tanto fez e faz por Joinville, é exatamente o DNA dos joinvilenses, que nasceram à beira de um rio no meio do nada, com mangue para todos os lados, mas com DNA único, de construir com suas próprias mãos o seu futuro.  Poucas vezes vi nesta casa a diretoria debatendo o bem dos negócios, mas sempre pensando no bem da cidade, do Estado e do Brasil, como tem feito agora nos projetos do Eixo de Desenvolvimento Industrial”, destacou o prefeito.

Sabrina Quariniri/O Municipio Joinville

A vice-governadora Daniela disse ser uma honra celebrar a história de uma instituição com visão de futuro, “que representa um pilar para o desenvolvimento de Santa Catarina”.

“Instituições como a Acij representam a sinergia e a força da sociedade catarinense. O Estado precisa contribuir para que estas visões se concretizem com ações e investimentos”, afirmou.

Homenageados

Durante a cerimônia, os deputados Krelling, Sargento Lima e Kennedy Nunes (PSD) fizeram a entrega simbólica de certificados para os ex-presidentes da Acij, como forma de homenagem. O empresário Jaime Grasso falou em nome dos homenageados.

“Grandes cidades não são fruto do acaso. São consequência de trabalho árduo, constante e consistente de muitas mãos ao longo do tempo. Que os 45 presidentes que representaram nossa Acij ao longo de seus 110 anos de atividades, eternizados nesta homenagem, sirvam de exemplo e inspiração para as lideranças do presente e do futuro do nosso Brasil”, disse.

Além da homenagem da Alesc, durante a sessão, a entidade recebeu uma homenagem da Fascisc pelas mãos do presidente Sérgio Rodrigues Alves, que entregou uma placa para a entidade.

O atual presidente da Acij, Marco Antonio Corsini, agradeceu a homenagem da Alesc e falou sobre a importância da entidade para Joinville.

“A história da Acij se confunde com a própria historia de Joinville. Ao longo desses 110 anos o papel da instituição tem sido unificar todas as forças da comunidade em torno de bandeiras econômicas e sociais. Temos trabalhado nessas 11 décadas para fortalecer os dois pilares que são a razão de ser da entidade: os associaidos e a comunidade”, destacou.

Além dos deputados estaduais, voce-governadora, prefeito de Joinville e  lideranças empresariais, o presidente da Câmara dos Vereadores de Joinville, Maurício Peixer (PL) e vereadores participaram do evento, que ocorreu na sede da entidade.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo