+

Documentário “JEC 76 – Nasceu Campeão” é lançado nesta quinta-feira

Obra conta histórias marcantes do primeiro ano do Joinville Esporte Clube

Documentário “JEC 76 – Nasceu Campeão” é lançado nesta quinta-feira

Obra conta histórias marcantes do primeiro ano do Joinville Esporte Clube

Fred Romano

O lançamento do documentário “JEC 76 – Nasceu Campeão” aconteceu na manhã desta quinta-feira, 25, no Garten Shopping, em Joinville. A obra conta a história do primeiro ano do Joinville Esporte Clube.

O evento gratuito de lançamento contou com a presença de atletas que estavam no elenco campeão do Campeonato Catarinense de 1976 e torcedores. O casal Eduardo de Souza e Francine Gonçalves, acompanhados do filho Derik, aproveitaram a manhã para prestigiar o lançamento, todos vestidos com a camisa tricolor.

Eduardo torce para o JEC desde 2000 e Francine foi ao seu primeiro jogo do tricolor com apenas 2 anos. O filho do casal já é tricolor desde o berço, com apenas oito meses foi ao jogo do JEC Futsal e com 1 ano foi ao jogo do JEC na Arena. A família aproveitou que Eduardo trabalha durante a noite para assistir ao documentário. “Nunca tinha assistido a nenhum filme relacionado ao JEC, à criação”, comenta Eduardo.

Foto: Fred Romano/O Município Joinville

Considerado por muitos como o maior ídolo do JEC, Nardela, que chegou ao clube quatro anos após sua fundação, também prestigiou o lançamento. “É importante o resgate da história do clube e a gente poder conhecer um pouco mais dessa história. Convivi ainda com alguns atletas que estiveram presentes no início do clube, então é sempre importante a gente relembrar isso”, comenta o eterno camisa 8.

“É esse clube vencedor, sempre foi vencedor e vai voltar a ser vencedor, porque tem esse pedigree, esse DNA”, diz Nardela. “A gente não consegue ver todo mundo sempre, então é um momento de confraternização”, finaliza.

O documentário

A obra está sendo produzida desde 2021. A ideia para a produção surgiu de um pôster da Revista Placar que tinha todo o elenco campeão do Catarinense de 1976. “O pôster acabou lá em casa e sempre que eu recebia alguma visita, a gente acabava falando sobre como foi, como surgiu [o JEC], como que no primeiro ano já foi campeão”, comenta Anildo Jorge.

A história no documentário é contada por pessoas que viveram na época, tanto jogadores como familiares, profissionais da imprensa e torcedores. “A gente procurou ouvir esses personagens”, diz Anildo.

Entre os entrevistados para a elaboração do documentário, Anildo lamenta que o goleiro Raul Bosse, o radialista José Eli Francisco e Índio Negreiros, que desenhou a camisa do JEC, já não estão mais vivos e não puderam ver o trabalho finalizado.

Neste primeiro momento, o filme foi lançado no GNC Cinemas. Na próxima segunda-feira, 29, aniversário de 48 anos do clube, a obra será disponibilizada para os sócios do tricolor. Em fevereiro, o documento deverá estar disponível para o público geral.

O projeto contou com o apoio do JEC, disponibilizando o acervo para pesquisa. “Eles deram autonomia para a gente executar o nosso trabalho”, conta Anildo. “Tivemos o patrocínio da Tigre, que teve participação direta na formação do Joinville e para o sucesso do primeiro ano”, completa.

Assista ao teaser:

Leia também:
1. Homem desaparecido em Joinville é encontrado após uma semana
2. Praça da Bailarina em Joinville: saiba onde vai ficar novo espaço e como deve ser
3. Homem que matou ex-esposa a facadas em São Bento do Sul é condenado; saiba qual a pena aplicada
4. Previsão do tempo em Joinville: veja como será esta quinta-feira
5. Vítima de violência doméstica deve ser indenizada por ex-companheiro em Joinville


Assista agora mesmo!

BRIGADEIRO FIT: SOBREMESA DELICIOSA SEM LACTOSE:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo