+

Trabalho da Udesc e da Polícia Científica de Joinville ganha visibilidade internacional

Artigo destaca metodologia inovadora para análise de comprimidos de ecstasy

Trabalho da Udesc e da Polícia Científica de Joinville ganha visibilidade internacional

Artigo destaca metodologia inovadora para análise de comprimidos de ecstasy

Brenda Pereira | Revisão

Um trabalho de pesquisadores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e de uma equipe especializada da Polícia Científica de Joinville foi publicado em uma renomada revista internacional, a Forensic Science International.

O artigo destaca uma metodologia inovadora para a análise de comprimidos de ecstasy. Os comprimidos, compostos majoritariamente por substâncias estimulantes como MDMA e MDA, além de excipientes, corantes, adulterantes e substâncias residuais de síntese, foram alvo de uma pesquisa cujo objetivo era desenvolver um método de análise qualitativa capaz de detectar uma gama maior de compostos.

A abordagem permite não apenas identificar a substância responsável pelos efeitos psicoativos, mas também identificar compostos minoritários, fornecendo informações cruciais para a área de inteligência criminal e controle de substâncias. A capacidade de identificar reagentes e rotas sintéticas utilizadas na produção dessas substâncias proscritas é de grande relevância, contribuindo para a eficácia das investigações e o aprimoramento das políticas de controle.

O trabalho foi realizado pelas peritas Suellen Pericolo e Gisele Barabocz em parceria com os pesquisadores da Udesc. “É inspirador trabalhar em um órgão com pessoas tão competentes.Além de fortalecer a missão constitucional da Polícia Científica de estudo e pesquisa em ciências forenses, também destaca a expertise e o talento presentes em nossa equipe”, destaca a perita-geral da Polícia Científica de Santa Catarina, Andressa Boer Fronza.

Leia também:
1. Homem desaparecido em Joinville é encontrado após uma semana
2. Museu de Sambaqui de Joinville terá novo prédio para proteger acervo de inundações
3. “Infelizmente você caiu”: tentativa de compra pela internet acaba em golpe em Joinville
4. Com dois expulsos, JEC se segura e consegue empate heroico contra Figueirense pelo Catarinense
5. Ossos humanos são encontrados em área de mata em Balneário Camboriú


Assista agora mesmo!

BRIGADEIRO FIT: SOBREMESA DELICIOSA SEM LACTOSE:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo