Mr. Bean, Old Bar, Plug, Funil, Taberna, Matchers Bar, Liverpool, Divinas Batatas, Garage e muitas outras casas noturnas já fizeram parte da noite de Joinville, mas tiveram suas atividades encerradas pelos mais variados motivos.

Ao pesquisar pelos principais eventos que teremos na cidade nos próximos meses, acabei lembrando destas antigas casas e, como integrante do Conselho Municipal de Política Cultural, pude entender alguns dos motivos que fizeram proprietários e produtos culturais largarem a cena musical da cidade.

O assunto é bem complexo e pode render muitos textos por aqui, mas tem um problema em específico que me foi relatado e gostaria de dividir com vocês: a burocracia.

Leia-se aqui burocracia como o excesso de regras e procedimentos públicos e também como a falta de transparência para resolvê-los. Em fóruns, entrevistas e conversas realizadas pelo setor da música dos quais participei, um dos temas mais comuns era a tal da “burocracia”.

Quem tenta abrir ou administrar um bar já conhece esta tal “burocracia”, mas quem também tanta utilizar um espaço público acaba se deparando com ela: “de quais alvarás eu preciso?”, “como faço para utilizar a praça?”, “com quem eu falo para me apresentar?”, estas eram (e imagino que ainda sejam) algumas das perguntas mais comuns feitas por músicos ou produtores que pretendiam utilizar a “cidade” como palco.

Me parece que, ao criar dificuldades, alguns setores da cidade conseguem vender facilidades. Em outras palavras, quem não tem bons contatos, bons advogados, ou mesmo uma boa formação, não consegue se apropriar dos espaços da cidade para produzir ou comercializar a arte em forma de música.

É preciso ser muito corajoso ou um pouco louco para investir em cultura em Joinville, você não acha?

Destaques

Aproveito o tema e este espaço para destacar iniciativas, shows ou produções que merecerem a sua atenção.

Duca Leindecker

O cantor e compositor Duca Leindecker retorna ao palco do Teatro da Liga nesta sexta-feira, 13, para um show acústico com sucessos de todas as fases de sua carreira, incluindo canções do Cidadão Quem e Pouca Vogal. Ingressos antecipados disponíveis no site ticketcenter.com.br.

Fevereiro da Silva – 13 anos

A banda joinvilense Fevereiro da Silva completa 13 anos em 2020 e, justamente nesta sexta, 13, comemora a data com um show repleto de participações especiais no OP Music Hall. Quem aquece a noite será a também joinvilense Somaa. Mais informações no evento criado no Facebook.

Hill Patrick’s Night

Neste sábado, 14, o Bovary entra no clima de St. Patrick’s com show da banda curitibana Hillbilly Rawhide. A noite ainda conta com apresentação dos joinvilenses da Nash e do DJ Marcio’s. Mais informações sobre a festa na página do evento.

Os Paralamas do Sucesso

No dia 19 de abril tem Os Paralamas do Sucesso em Jaraguá do Sul. A apresentação será no Teatro SCAR e os ingressos já estão à venda na bilheteria do local e também no site www.ingressonacional.com.br.

Titãs Trio Acústico

No dia 9 de maio, a versão acústica do Titãs sobe pela primeira vez ao palco do Teatro da Liga, em Joinville. Os ingressos são limitados e estão à venda no Café do Teatro Juarez Machado (Centreventos) e também no site ticketcenter.com.br.

Armageddon Metal Fest 2020

Consolidando-se como um dos maiores eventos de metal do sul do país, o Armageddon Metal Fest já está com ingressos à venda para mais uma edição que ocorre no dia 30 de maio, em Joinville. Entre as bandas já confirmadas estão The Agonist (Canadá), Nasty Savage (EUA), Nervosa (Brasil), Krisiun (Brasil), entre outras que podem ser conferidas na página do evento.