Felicidade é um conceito complexo, ao mesmo tempo que todos nós sabemos do que se trata, não sabemos muito bem como explicar ou traduzir em palavras.
Isso com certeza reflete os anos, décadas e séculos em que se vem discutindo o que seria felicidade, desde conceitos filosóficos, até psicólogos e neurocientistas que buscam compreender melhor o que é felicidade e como podemos ser mais felizes.
A felicidade de um modo simples é a busca de completude, de se sentir bem mesmo diante de desafios e dificuldades. Felicidade certamente não é sinônimo absoluto de não ter dificuldades ou de não chorar e não sentir tristeza, mas pode-se pensar a felicidade como uma capacidade resiliente se olhar para a vida com positividade e sentir-se bem com suas realizações, ainda que haja pedras no caminho.
Meu intuito aqui não é definir a felicidade, afinal ela é muito subjetiva e o que me faz feliz pode não te fazer. Mas neste texto quero te auxiliar a compreender melhor, pelo olhar da psicologia positiva, como você pode encontrar e alcançar a sua felicidade.
1. Defina o que é felicidade para você
Nem sempre paramos para observar ou mesmo para colocar em palavras o que nos faz feliz, somente sentimos e não tem nada de errado nisso. Mas esse convite para poder definir o que te traz felicidade pode ampliar sua percepção e consequentemente te ajudar a fazer mais daquilo que te faz feliz.
2. Trabalhe seu autoconhecimento
Felicidade, como dito, é muito subjetiva e não há modo de alcançá-la sem mergulhar em si mesmo, compreender seus pontos fortes e virtudes, que de algum modo também te trarão mais felicidade à medida que você consegue empregá-los mais em sua rotina diária.
3. Pratique gratidão
Pode até parecer clichê, mas ser grato pelas pequenas e grandes coisas da vida é uma forma simples de mobilizar sensações positivas em si. Faça isso para si ou para os outros, ao menos uma vez por dia pense em pelo que você é grato e verbalize ou escreva, coloque essa gratidão para fora também.
4. Cuide das suas relações
O ser humano é social e constantemente estamos em relação. Uma vida mais feliz envolve relações positivas. Nem sempre podemos escolher as relações que temos, mas podemos escolher como lidamos com elas. Ainda que tenham relações difíceis com as quais você precisa conviver, tenha também aquelas agradáveis em que você se sinta 100% à vontade e que te façam bem, regue e cultive essas.
5. Cuide de você
Se sua felicidade é só sua, individual e subjetiva, lembre-se também de cuidar bem de você. Autocuidado é um ato de amor próprio, e quem não gosta de se sentir amado? Seja aquele momentinho que você tira para você, seja aquele domingo que se permitiu dormir mais, faça coisas para você, por você.
6. Fique no aqui e agora
É como diz aquele provérbio: “o ontem é história, o amanhã é um mistério, mas o hoje é uma dádiva, é por isso que se chama presente” Curtir esse presente tque ganhamos a cada instante que é nossa vida no aqui e agora nem sempre é fácil, mas é um caminho importante para viver plenamente a possibilidade de ser feliz, sem condicionamentos a um objetivo futuro ou amarras a uma situação passada.
Lembre-se que a sua felicidade é única, é sua e é você quem faz.
Se puder, faça terapia!
Psicóloga Ana Carolina Schmidt