Governo do estado assume gestão da Ceasa de Joinville por 180 dias; entenda medida
Durante o período, será estudado como estadualizar a central de abastecimento de produtos da hortifruticultura
Durante o período, será estudado como estadualizar a central de abastecimento de produtos da hortifruticultura
Nesta quinta-feira, 9, dia do aniversário de Joinville, o governador de Jorginho Mello esteve na cidade para realizar agendas com entidades. Um dos compromissos foi a assinatura do convênio para gestão compartilhada da Central de Abastecimento do Estado de Santa Catarina (Ceasa), que atende produtores e comerciantes de hortifruti da região.
Com essa medida, o estado retoma as instalações físicas do serviço em Joinville, que ficam em Pirabeiraba. Santa Catarina então passa a ser responsável pela política hortifrutigranjeira da região Norte Catarinense, Vale do Itapocu e Planalto Norte.
Serão 180 dias iniciais de gestão compartilhada. Nesse tempo, será procurado uma forma de transferir 100% da operação da central para o estado. Jorginho também anunciou Onévio Antônio Zabotti, engenheiro-agrônomo da Epagri, como o novo gerente da Ceasa em Joinville.
“Desde 2018, após um vendaval, isso aqui estava praticamente abandonado. Desde o início do nosso governo, buscamos que o governo assumisse esse equipamento regional”, explicou o prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo).
A discussão sobre o abandono do Ceasa chegou na Câmara de Vereadores de Joinville em 2021, onde foram realizadas reuniões para buscar a estadualização do espaço. A prefeitura realizou a obra de conserto do telhado e o estado vai assumir a gestão do equipamento.
De acordo com o governo, Joinville encontrava dificuldades operacionais por conta da falta de integração com as outras regiões catarinenses. Agora, com a gestão compartilhada estadual, o estado espera retomar as parcerias para melhorar o fornecimento de produtos para a cidade e para serem comercializados em outras regiões.
“Aqui vai ser a casa do agricultor, daqueles que querem produzir alimentos para Joinville e para Santa Catarina”, disse o secretário da Agricultura, Valdir Colatto. Ele destacou também o potencial de Joinville para a comercialização de flores e mudas na Ceasa.
Pela manhã de quinta-feira, o governador também oficializou o aumento dos repasses para a Corporação dos Bombeiros Voluntários de Joinville, além de assinar um convênio com a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e sinalizou que o governo de Santa Catarina vai assumir parte da folha de pagamento do Hospital Municipal São José.
Leia também:
1. Governo do estado vai assumir parte da folha de pagamento do Hospital São José
2. VÍDEO – Palácio Episcopal foi construído para primeiro bispo de Joinville, inspirado no estilo barroco
3. GALERIA – Veja como foi o desfile de aniversário dos 172 anos de Joinville
4. Conheça quatro grupos de destaque no desfile de aniversário de Joinville
5. Mesmo com duplicação inacabada, área no entorno da BR-280 gerou US$ 13 bilhões em 2022
– Assista agora:
Casarão Neitzel é preservado pela mesma família há mais de 100 anos na Estrada Quiriri, em Joinville