+

Inspirado pelo pai, joinvilense conquista título de campeão brasileiro de squash

Pedro começou a praticar o esporte aos 6 anos

Inspirado pelo pai, joinvilense conquista título de campeão brasileiro de squash

Pedro começou a praticar o esporte aos 6 anos

Isabel Lima

Pedro De Aguiar Mometto é o jovem joinvilense que conquistou o título de campeão brasileiro de squash. Sempre inspirado no pai, Pedro começou aos 6 anos a praticar squash. Já aos 11 anos, começou a competir e trazer títulos para Joinville.


Na época que teve o primeiro contato com o squash, o pai de Pedro praticava no Clube Ginásticos e decidiu levar o filho para jogar uma partida. Pedro se apaixonou e começou a competir nas modalidades juvenis dos circuitos catarinense e paranaense.

Pedro adolescente e o pai em uma partida de squash | Foto: Arquivo pessoal

Em 2004, Pedro jogou o primeiro campeonato brasileiro juvenil de squash, competição que ganhou pela primeira vez em 2006 e depois repetiu em 2008.

Saindo do juvenil, Pedro se profissionalizou e entrou para a seleção brasileira em 2019. Na ocasião, disputou o Sul-Americano de Assunção, no Paraguai, quando o Brasil levou uma medalha de prata na modalidade dupla e uma de bronze pelo desempenho da equipe.

Ao entrar na faculdade, Pedro deixou o esporte um pouco de lado até se formar. Quando voltou, aos 25 anos, conquistou o título de campeão brasileiro, em 2015 e 2021. Neste ano, completou o circuito brasileiro em primeiro lugar, se consagrando como o melhor do país.

Arquivo pessoal

Continua após o anúncio


O squash

O Squash é um esporte de raquetes, jogada em uma quadra fechada, onde cada jogador precisa bater a bola na parede frontal na sequência do oponente. O jogo segue até que uma equipe deixe a bola quicar no chão duas vezes.

Arquivo pessoal

As maiores inspirações que Pedro carrega no esporte são os pais e o treinador Sergio Dias. Para 2024, o atleta estabeleceu como meta estar no ranking dos 100 melhores jogadores de squash do mundo, atualmente ele ocupa a colocação 131.

Para alcançar o objetivo, Pedro treina todos os dias. Ele tem cinco treinos físicos por semana e quatro em quadra. Quando um campeonato está próximo, a intensidade dos treinos aumenta, principalmente os mais técnicos e de repetição.

Ainda em novembro, Pedro tem duas competições para jogar, o circuito mundial, que passa por São Paulo, e em Curitiba, que também vale pelo ranking mundial.


Assista agora mesmo!

Maionese fit: como fazer receita deliciosa com abacate, sem sabor de abacate:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo