Joinville é a cidade com o maior número de atendimentos do Samu em 2023

Em todo o estado, foi registrado um crescimento de 21,2% nos atendimentos

Joinville é a cidade com o maior número de atendimentos do Samu em 2023

Em todo o estado, foi registrado um crescimento de 21,2% nos atendimentos

Vítor Filomeno | Revisão

As Unidades de Suporte Avançado (USAS) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Santa Catarina encerraram 2023 com um crescimento de 21,2% nos atendimentos à população. O ano contabilizou 37.099 ocorrências, contra 30.604 em 2022.
Entre as cidades, Joinville encerrou 2023 como o município com maior número de atendimentos do Samu em Santa Catarina. Foram atendidas 7.044 ocorrências, contra 5.097 no ano anterior. O aumento está associado à inauguração da terceira USA no município. Em seguida, estão Florianópolis, com 6.221 atendimentos, e Criciúma, com 5.098 ocorrências.

“Por determinação do governador Jorginho Mello, estamos trabalhando para garantir maior cobertura de atendimento de urgência e emergência para todas as regiões e para reduzir o tempo de deslocamento até o local da ocorrência. Como secretária de Estado quero reafirmar nosso comprometimento com os catarinenses. Estamos levando melhorias para os municípios e oferecendo serviços de resultado”, destacou a secretária de Estado da Saúde, Carmem Zanotto.

Em 2023, o Samu inaugurou três novas USAs no estado, localizadas em Joinville, Navegantes e Itapema. Com isso, Santa Catarina passou a contar com 27 UTIs móveis, como são chamadas as Unidades de Suporte Avançado. Além disso, houve investimentos para qualificação das bases de São Joaquim e Mafra.

“O nosso compromisso é garantir a melhor gestão para assegurar atendimento de qualidade à população. No Samu, cada segundo importa para aumentar as chances de vida”, afirma da diretora do Samu/ Fahece, Carla Birolo.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) é responsável pelas Unidades de Suporte Avançado (USAs) do Samu, geridas pela organização social FAHECE.

“O SAMU é fundamental para aumentar as chances de vida dos pacientes, reduzindo sequelas. Desde que a Fahece assumiu o contrato de gestão, temos feito muitos avanços no sentido de qualificar esse serviço em Santa Catarina. Estamos comprometidos em garantir as melhores condições para nossos profissionais”, afirma o presidente da Fahece, Alvin Laemmel.

Leia também:
1. Cursos da Udesc Joinville oferecem 90 vagas no Sisu a candidatos do Enem 2023
2. Quinze bairros de Joinville devem ficar sem energia nesta semana; veja onde
3. Joinville Vôlei supera o Blumenau na abertura do returno da Superliga
4. Inscrições para Sisu 2024 abrem nesta segunda-feira; veja prazo
5. Carta de 1969 é encontrada dentro de tablado durante reforma em prefeitura do Sul de SC


Assista agora mesmo!

“É muito alemã!”: músico da Alemanha fala sobre o que achou da Festa Pomerana, de Pomerode:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo