Juiz da 83ª Festa das Flores em Joinville orienta como começar a cultivar orquídeas
Ingomar Gieseler é um dos juízes da 83ª da Festa das Flores
Ingomar Gieseler é um dos juízes da 83ª da Festa das Flores
Uma das principais estrelas do Concurso de Plantas da 83ª Festas das Flores de Joinville é a orquídea. Inclusive, a grande campeã desta edição foi a Laelia Purpurata Tipo Claro, do orquidófilo Egerio Huebes, do Círculo de Orquidófilos Regional de Timbó (Cort). Mas, quem deseja cultivar um exemplar em casa precisa estar atento a algumas questões.
“Eu penso que é importante a pessoa se preocupar com qual planta ela vai comprar. Às vezes, a pessoa gosta de uma determinada planta, mas não tem um local adequado em casa. Então, tem de pensar muito bem em qual planta ela vai comprar”, explica Ingomar Gieseler, orquidófilo, membro da Agremiação Joinvilense dos Amadores de Orquídeas (Ajao) e juiz da Festa das Flores.
Sobre a manutenção de uma orquídea, atualmente há várias opções de superfície. “Hoje, temos vários tipos de substratos. O mais comum é o de casca de pinus e carvão vegetal. Tem pessoas que usam carvão vegetal com brita, carvão vegetal e pedra de rio. A orquídea é uma planta epífita, ela nasce grudada em uma árvore, então a raiz dela fica exposta. Se você colocá-la na terra, você vai sufocar a raiz e ela vai apodrecer”, comenta Ingomar.
Continua após o anúncio:
Para alguém acostumado a lidar com essas plantas, alguns pontos são fundamentais para avaliar a beleza de um exemplar. “Hoje, com todo o melhoramento genético que temos, nós trabalhamos a questão de melhorar a flor cada vez mais. É largura de pétala, largura da sépala, tamanho do labelo, armação da flor e o conjuntos”, completa.
Por fim, Ingomar argumenta que o interessado em adquirir uma orquídea deve pensar na que não causará dificuldades para o cultivo. “Nós temos inúmeros gêneros e espécies de orquídeas. Então, dependendo da espécie que se queira comprar, cada uma precisa de um trato especial. Tem de comprar uma que seja fácil de cultivar”, finaliza.
Leia também:
1. Tempo em Joinville: veja previsão para esta terça-feira e para feriado de Proclamação da República
2. Empresa de Joinville atinge receita de R$ 3 bilhões no terceiro trimestre de 2023
3. Agência bancária é furtada no Boehmerwald, em Joinville
4. Maior subestação de energia de Joinville é inaugurada no Boa Vista
5. Festa das Flores em Joinville: tudo o que você precisa saber sobre o evento
Sargento Junkes leva o pai e o irmão para o bar da Zenaide para contar histórias de família: