Kênia Clube abre inscrições para aulas gratuitas de dança, música e moda afro-brasileira em Joinville
São 240 vagas
São 240 vagas
Fundada há 63 anos, a Sociedade Kênia Clube iniciou 2024 com novos projetos. Entre eles estão uma série de atividades gratuitas para a comunidade, como oficinas de iniciação musical e iniciação à dança, oficina de dança para pessoas idosas e oficina de moda afro-brasileira.
Ao todo, são mais de 240 vagas e as inscrições já estão abertas. “Localizado no ‘coração’ do bairro Floresta, na zona Sul, o Kênia é uma referência cultural de nossa cidade, com atividades abertas a toda a população de Joinville”, ressalta o presidente da Sociedade Kênia Clube, Edson Sestrem.
As aulas do Projeto Príncipes do Amanhã – Iniciação Musical e Iniciação à Dança, já começaram no dia 18 de março, mas ainda há vagas em aberto.
São duas aulas por semana, com duração de duas horas. O projeto tem duas turmas, com 40 vagas cada. As aulas são ministradas em dois polos: na sede da Sociedade Kênia Clube, no bairro Floresta, e na sede da Associação de Moradores Santa Izabel, bairro João Costa .
O projeto de Iniciação Musical foi criado com o objetivo de promover a inclusão e formação artística e cidadã através da música e da sustentabilidade. Consiste em oficinas de teoria musical, canto, construção e manuseio de instrumentos musicais fabricados a partir de materiais reutilizáveis para crianças, adolescentes, jovens e adultos.
As atividades são divididas em duas grandes frentes de trabalho: oficinas de formação musical a partir da percussão e oficina de confecção de instrumentos de percussão a partir de materiais recicláveis.
Turma 1 – Aulas de iniciação musical (percussão)
Turma 2 – Aulas de iniciação musical (percussão)
Início das Atividades: 18 de abril de 2024. Período de 10 meses.
Já a oficina de iniciação à dança é uma ação de formação voltada para permanência e continuidade da cultura popular, através das danças populares com atenção especial para o “Danças Urbanas” e “Dança Afro”. O pré-requisito para participar dessas aulas é ter entre 10 e 14 anos e residir em Joinville.
O Projeto Príncipes do Amanhã é uma realização da Príncipes do Samba, uma das mais tradicionais agremiações carnavalescas de Santa Catarina, que realiza seus ensaios no Kênia. As aulas são inspiradas na metodologia do maestro, educador musical e percussionista Miro Victalvino, da Orquestra de Sons e Latas, fundada na cidade de Tubarão (SC), que em breve ministrará um workshop de formação para percussionistas multiplicadores.
Turma 1 – Aulas de iniciação à Dança.
Turma 2 – Aulas de iniciação à Dança.
São pré-requisitos para participação:
a) Ter ao menos 10 anos de idade, máxima até 14 anos de idade. Completados até a data de inscrição.
b) Residir em Joinville
Início das Atividades: 18 de abril de 2024. Período de 10 meses.
O Kênia também ofertará oficinas de dança para pessoas idosas, trazendo formação cultural e qualidade de vida para o grupo 60+. Serão aulas de dança livre com ênfase em Consciência Corporal e Alongamentos. As inscrições já estão abertas e são três turmas, com dois encontros semanais de duas horas de duração cada, pelo período de 10 meses, com início previsto para 1° de abril.
Serão três turmas, sendo que os inscritos podem optar por dois horários semanais.
Turma 01 – Dança para pessoas idosas
Turma 02 – Dança para pessoas idosas
Turma 03 – Dança para pessoas idosas
Início das atividades: 1° de abril de 2024. Período de 10 meses.
Também já estão abertas as inscrições gratuitas para a Oficina de Moda Afro-Brasileira, que iniciará suas atividades no dia 2 de abril. Serão duas turmas, cada uma com 20 vagas, nos períodos matutino e vespertino, nas terças e quintas-feiras.
Para a oficina de moda, os pré-requisitos para participação também são: ter ao menos 16 anos de idade, completados até a data de inscrição e residir em Joinville.
Serão duas aulas por semana, às terças e quintas-feiras, com duração de duas horas cada aula.
Turma 1: período vespertino
Turma 2: período matutino.
São pré-requisitos para participação:
a) Ter ao menos 16 anos de idade, completados até a data de inscrição;
b) Residir em Joinville – SC.
Número de vagas: 20 vagas por turma.
Início das atividades: 2 de abril de 2024. Período de 10 meses.
Para mais informações sobre as atividades, acesse o Instagram @keniaclube, onde é possível encontrar também na bio o link para inscrições nas atividades: https://linktr.ee/keniaclube.
Para dúvidas e esclarecimentos, os contatos são o email: [email protected] ou telefone (47) 99970-8097.
“Essas atividades fazem parte de uma série de ações para além do Carnaval, e evidenciam esse novo ciclo que o Kênia está vivendo, sendo cada vez mais atuante na comunidade”, enfatiza o presidente da entidade.
As iniciativas têm apoio de editais de incentivo à cultura, como o Programa de Incentivo à Cultura (PIC), da Federação Catarinense de Cultura, e do Sistema Municipal de Desenvolvimento da Cultura de (Simdec) de Joinville.
Fundada há 63 anos, como um local para o encontro da comunidade afrodescendente em Joinville, a Sociedade Kênia Clube continua sendo essa referência cultural, sempre aberta à toda comunidade. Por toda a sua relevância cultural e histórica, em 2022, a Sociedade Kênia Clube recebeu o reconhecimento de Patrimônio Imaterial de Joinville, na categoria Registro Lugar de Memória, pela Prefeitura de Joinville.
A origem do nome da sociedade se deve ao fato de que os fundadores se inspiraram no movimento social e partido político União Africana do Kênia (KAU), que reivindicou e lutou pela independência do Quênia, país africano que esteve sob o domínio da Inglaterra até 1963, quando se tornou independente.
A organização do local salienta que o clube é aberto a todos, e não apenas aos negros, porque acredita nessa união. É também a casa do Carnaval da cidade, por ser a sede da Príncipes do Samba, escola mais antiga da cidade em atividade.
Existe também uma programação durante todo o ano, e uma série de projetos em andamento, como o Projeto Kênia Com Vida, que engloba uma série de ações, entre elas a criação da Companhia 255 – Performance e Arte Negra, que já selecionou 15 bailarinos bolsistas, além de um projeto que inclui Oficina de Dança para Pessoas Idosas, Oficina de Moda Afro-brasileira e Festivais Culturais.
Leia também:
1. Serra Dona Francisca é interditada nesta quarta-feira
2. MPF recomenda que revitalização da orla da Enseada seja paralisada em São Francisco do Sul
3. Em assembleia, servidores de Joinville aprovam estado de greve e cobram negociações
4. Ruas de dois bairros de Joinville podem ter falta de água nesta quinta-feira
5. Navio recebe primeira transferência de gás natural em terminal na Baía da Babitonga, em São Francisco do Sul
Família síria foge de terremoto na Turquia e encontra lar em Joinville: