Linha de ônibus é implementada em Joinville para reduzir os impactos de obra na rua Santa Catarina
Trânsito na região será afetado pois rua passa por requalificação
Trânsito na região será afetado pois rua passa por requalificação
A obra de requalificação viária da Rua Santa Catarina, trecho entre a Rua Augusto Schmidt até a Rua João Gomes de Oliveira, iniciou nesta segunda-feira, 15. O trânsito da região será afetado durante a obra e uma nova linha de ônibus foi implementada.
Conforme a Prefeitura de Joinville, neste primeiro momento estão sendo feitas as marcações e medições necessárias. Na quarta-feira, 17, começa a fase de escavações, quando ocorrem alterações no trânsito.
Ao todo, o investimento para a requalificação de quase 2 quilômetros será de R$ 6,8 milhões. Já o prazo, previsto em contrato, para a realização do serviço é de 18 meses.
Segundo a prefeitura, a obra será dividida em etapas para garantir a mobilidade na região. Os trabalhos iniciam na rua Santa Catarina, próximo ao trevo do km 4 e seguem até o cruzamento da Rua Roberto Lehm, onde fica a Escola Municipal Plácido Xavier Vieira.
A segunda etapa vai contemplar o trecho até o Terminal Sul, no bairro Floresta. Com a requalificação, será feita a pavimentação em asfalto em toda a extensão, calçadas acessíveis com paisagismo, instalação de abrigos de passageiros, nova sinalização viária, além de que, nos pontos de parada de ônibus será utilizado concreto na pista.
“Essa é uma das obras que a gente chama na engenharia de ‘muro a muro’. Isso quer dizer que vamos fazer a requalificação total de um lado ao outro na pista, incluindo as calçadas”, explica o diretor da Secretaria de Infraestrutura Urbana, Fabiano Lopes de Souza.
Com o objetivo de atender os usuários do transporte coletivo que estão na região do Km 4 e precisam se deslocar até o Terminal Sul, será incluída uma nova linha a partir de quarta-feira, 17. A linha 7028 vai fazer o itinerário Rua Santa Catarina, Waldemiro José Borges, São Paulo, Jonecir José Baierski, Platão, Roberto Lehn, Santa Catarina até o Terminal Sul.
Oito linhas do Transporte Coletivo que passam por esse trecho da Rua Santa Catarina terão alteração no itinerário. Os ônibus que estiverem seguindo no sentido bairro – Terminal Sul vão transitar pelas ruas São Paulo, Jonecir José Baierski, Platão e Roberto Lehm.
As linhas que terão essa alteração são: 0702 Itinga/Norte; 7002 Itinga; 7004 Km 11 (sentido volta); 7008 Ronco D’ Água; 7010 Ronco D’ Água via Thaiti; 7020 Itinga via Profipo; 7026 km 11 via Cidade de Luziana (sentido volta); 7027 Circular Santa Catarina.
Para consultar os horários, o usuário pode utilizar o site onibus.info, ou ligar no 0800 608 1300.
Durante essa etapa da obra, a Rua Santa Catarina entre a Rua Roberto Lehm e o trevo do Km 4 ficará em mão única, tendo como único sentido o deslocamento do Centro para a Zona Sul.
Desta forma, os motoristas que entrarem em Joinville pelo Acesso Sul da BR-101, ao chegar no trevo do Km 4, devem entrar na rua Julião Favre e seguir até a Rua São Paulo, onde terão acesso à região central de Joinville.
Quem precisar voltar para a Santa Catarina deverá acessar a Julião Favre, Francisco Dunzer, Dona Cezarina e seguir até a João Filiete de Oliveira, que é uma continuação da Rua São Paulo. Depois acessar a Jonecir José Baierski e retornar à Rua Platão, que é continuação da Rua Roberto Lehm. Nesse ponto, a Rua Santa Catarina volta a ser mão dupla. Há outras ruas com menor fluxo de veículos que também podem ser usadas para esse trajeto.
Já os motoristas que estão indo do Centro para a Zona Sul, podem usar a Rua Santa Catarina normalmente, apenas redobrando a atenção, pois haverá máquinas na pista e pessoas trabalhando na obra.
Leia também:
1. Saiba quais postos possuem a gasolina mais barata de Joinville
2. Identificado homem que morreu atropelado por trem em Joinville
3. Temperatura em Joinville: saiba qual a maior sensação de calor registrada nesta terça-feira
4. Corpo em avançado estado de decomposição é encontrado em Itapoá
5. Adutora em Joinville é a primeira de SC a ter turbina de geração de energia
Casarão Neitzel é preservado pela mesma família há mais de 100 anos na Estrada Quiriri, em Joinville: