Motoristas que não cometem infrações há um ano podem se cadastrar para receber benefícios; entenda

Benefícios serão concedidos a partir de 13 de outubro

Motoristas que não cometem infrações há um ano podem se cadastrar para receber benefícios; entenda

Benefícios serão concedidos a partir de 13 de outubro

Agência Brasil

Motoristas que não cometeram infração de trânsito nos últimos 12 meses podem aderir ao Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) a partir desta quinta-feira, 22. Também conhecido como Cadastro Positivo de Condutores, o registro permite que empresas privadas e órgãos públicos ofereçam benefícios e vantagens aos motoristas.

Entre elas, estão reduções em taxas de serviços públicos e privados, condições diferenciadas para locação de veículos e contratação de seguros, descontos em pedágios e em estacionamento e oferta de cashback. As vantagens podem ser concedidas a partir de 13 de outubro, quando o cadastro será ativado.

Como aderir

A participação no cadastro é voluntária, mediante autorização do condutor. Ela pode ser registrada por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou no Portal de Serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Ao se registrar, o participante dá o consentimento para que seu cadastro seja visualizado como apto a receber os benefícios.

As empresas que quiserem atuar com o RNPC devem comunicar o interesse à Senatran e apresentar os benefícios que serão oferecidos por meio de um formulário online. Para dar visibilidade aos parceiros da iniciativa, a Secretaria Nacional de Trânsito criou o selo Parceiro do Bom Condutor, que poderá ser utilizado em ações promocionais, portais, redes sociais e aplicativos.

Sobre o Cadastro Positivo de Condutores

O Cadastro Positivo de Condutores foi estabelecido pela Lei 14.071/2020, que alterou diversos dispositivos do Código de Trânsito Brasileiro, como a ampliação do prazo de validade das habilitações. A iniciativa foi regulamentada em julho deste ano pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

A ação foi desenvolvida pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) para o Ministério da Infraestrutura e seu lançamento faz parte das ações da Semana Nacional de Trânsito, promovida pela pasta.

Leia também:
Suspeito de matar comerciante em Garuva é preso; segunda suspeita está foragida
– Investigação de homicídio de adolescente em Santa Catarina tem auxílio de WhatsApp, Uber e Google
– Professor indiciado por ameaça e assédio sexual contra alunas em Joinville é demitido
– PMRv encontra criança seminua em carro e homem é detido em Brusque
– VÍDEO – Moradora do Vale do Itajaí tatua rosto de Luciano Hang na perna

– Assista agora:
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo