PARTE 2 – Especial recria fotos antigas de Joinville e evidencia mudanças em 170 anos
Compare fotografias feitas há décadas com as produzidas em 2021 no mesmo local e ângulo; imagens têm variações devido às mudanças de profundidade das lentes das câmeras antigas e atuais, além de pequenas alterações realizadas em construções e ruas
Rua Rio Branco
Prédio localizado na atual rua Rio Branco, chamada antigamente de rua Holtzer (Hoelzer). O sobrado no registro fotográfico pertencia a La Peña, casado com a filha de Abdon Batista, importante liderança política e econômica da elite joinvilense. Também é possível ver a igreja católica e uma loja maçônica.
Escola alemã Deutsche Schule
Registro da década de 1910 da escola alemã Deutsche Schule, fundada em 1866 pela Associação Escolar de Pais e Mestres. O prédio fica localizado na rua Princesa Isabel, no Centro da cidade, e hoje faz parte do Colégio Bom Jesus.
Rua Conselheiro Mafra
Registro da atual rua Conselheiro Mafra, na década de 1910. No fundo da foto está o prédio da Companhia Wetzel Industrial, fundada em 1856. O prédio continua no mesmo local, passou por um restauro recente e abriga a Pontifícia Universidade Católica (PUC). Já a empresa, hoje Wetzel S.A., tem unidades no Costa e Silva e na zona industrial norte.
Casa Comercial Richlin & Cia
Esquina da rua das Palmeiras com a rua do Princípe, mais um ponto importante para memória joinvilense. Segundo o Arquivo Histórico de Joinville, a construção de 1932 abrigou a Casa Comercial Richlin & Cia. Hoje o prédio abriga diferentes comércios. A construção teve alterações em sua arquitetura ao longo dos anos.
Continua após o anúncio
Esquina das ruas Visconde de Taunay e Nove de Março
Registro de 1910 da esquina das ruas Visconde de Taunay e Nove de Março. Em primeiro plano, a residência e açougue de Augusto Stock. A segunda casa pertenceu à família Schmalz, a terceira à família Ockel e aos fundos está o imóvel da família Richter, que em 1981 abrigou o Restaurante Pinguim. Hoje funciona uma loja de móveis no local. A construção teve alterações em sua arquitetura ao longo dos anos.
Avenida Juscelino Kubistschek
A fotografia de 12 de novembro de 1976 mostra o cotidiano da avenida Juscelino Kubistschek. Entre os destaques, o ponto de ônibus que, ainda hoje, faz a integração entre as zonas Norte e Sul do município. É possível notar que a via hoje está ainda mais arborizada.
Rua das Palmeiras
Rua das Palmeiras. Suas palmeiras foram semeadas em 1867, com replantio em 1873. A via liga a rua do Príncipe à rua Rio Branco. Ao fundo, o atual Museu Nacional de Imigração e Colonização, conhecido como o antigo Palácio dos Príncipes, que, segundo os registros históricos, nunca foi utilizado como residência aristocrática.
Prédio do Clube Joinville
No primeiro plano, o prédio Clube Joinville, construído em 1913 pelo arquiteto Nicodemus e onde desde 2016 funciona a Nova Casa Sofia. Segundo o Arquivo Histórico, o Clube Joinville foi fundado em 5 de fevereiro de 1905, por meio da fusão do Congresso Joinvilense do Clube União Joinvilense e do Clube Republicano. A construção teve alterações em sua arquitetura ao longo dos anos, sendo ampliada à direita.
Continua após o anúncio
Veja mais imagens:
Parte 1 Parte 3
_______________________________
Confira também:
– Veja como foi o processo de produção do especial
– Grupos de Facebook resgatam fotos antigas de Joinville
– Entenda a importância da fotografia para preservação da história da cidade