+

Porto de São Francisco do Sul cria novo ponto de fundeio na Baía da Babitonga

Nove pontos de fundeio novos estão disponíveis

Porto de São Francisco do Sul cria novo ponto de fundeio na Baía da Babitonga

Nove pontos de fundeio novos estão disponíveis

Fred Romano | Revisão

A Autoridade Portuária do Porto de São Francisco do Sul criou um novo ponto de fundeio na Baía da Babitonga. Ao todo, são nove locais onde as embarcações podem aguardar antes de se dirigirem para os terminais portuários.

A área também é utilizada para se resguardar em caso de intempéries climáticas ou eventuais mudanças na altura das marés, que podem prejudicar a navegação de grandes barcos. O novo ponto de fundeio foi autorizado pela Marinha do Brasil e fica próximo à entrada do canal de acesso à Baía da Babitonga.

Governo de Santa Catarina/Divulgação

A iniciativa visou restabelecer um ponto de fundeio já existente, que foi impactado pela implantação do Terminal de Gás Sul (TGS).

“Os pontos de fundeio também são importantes elementos de apoio às manobras de atracação e desatracação, pois devido à extensão do canal (17 quilômetros), os navios com calados maiores não conseguem percorrer todo o canal durante o período de maré alta. Então, devem aguardar o restabelecimento da altura necessária para continuar a navegação”, explica o diretor de Operações e Logística do Porto de São Francisco do Sul, Guilherme Medeiros.

Segundo ele, a perspectiva de incremento na movimentação portuária na Baía da Babitonga está aumentando a pressão por mais áreas de fundeio.

“Por isso, a Autoridade Portuária está desenvolvendo iniciativas, com os demais terminais portuários da região, a Praticagem e a Marinha, para a prospecção de novas áreas de fundeio, que serão importantes para absorver o crescimento da movimentação”, ressalta Medeiros, acrescentando que o novo local foi definido após o estudo da profundidade do mar, por meio de batimetria multifeixe, que recolhe dados numa espécie de “varredura” do fundo da Baía.

Leia os destaques da semana:
1. Joinville terá nova unidade hospitalar para atendimento do SUS
2. Contrato milionário para construção da Ponte Joinville é assinado
3. Coruja rara em SC é registrada durante evento de observações de aves em Joinville
4. Vocalista original do Iron Maiden faz show em Joinville
5. “Realização de um sonho”: Professora de Joinville participa da Maratona de Boston


Assista agora mesmo!

Taiwanesa achou que cemitério de Joinville era um parque:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo