Posto de Jaraguá do Sul que teve funcionários infectados por Covid-19 reabrirá na segunda-feira
Profissionais de saúde foram afastados e local sanitizado
Profissionais de saúde foram afastados e local sanitizado
O secretário de Saúde da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Alceu Moretti, confirmou a reabertura da Unidade Básica de Saúde (UBS) Renato Pradi, de Jaraguá do Sul, na próxima segunda-feira, 18. Local havia sido fechado na terça-feira, 12, após três funcionários da unidade testarem positivo para Covid-19.
Durante terça e quarta-feira, 13, de acordo com a Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura, o local passou por intenso processo de sanitização em todas as suas dependências.
“A população pode ficar tranquila que este posto de atendimento volta a funcionar segunda-feira sem maiores problemas e com a equipe completa”, destaca Moretti.
De acordo com o secretário da saúde, os funcionários que contraíram a doença estão bem e em isolamento domiciliar.”É bom que se diga que os três servidores estão bem e em isolamento em suas casas. Quanto à população que foi atendida nesta unidade nas últimas semanas podemos dizer que o risco de contágio é muito pequeno já que toda a equipe estava utilizando equipamentos de proteção individual (EPIs) como máscaras e luvas, além da higienização constante com álcool gel”, tranquilizou Moretti.
No entanto, o secretário de Saúde orienta: “Se alguma pessoa atendida no local apresentar algum sintoma gripal como tosse, coriza ou febre devem entrar em contato primeiramente com a Central de Orientação sobre o Coronavírus em Jaraguá do Sul pelo 0800.643.8089.
Em um segundo momento, também podem se dirigir ao Pama 1, no bairro Czerniewicz, que é nossa principal referência neste tipo de atendimento. Ali é feito a triagem. Às pessoas com sintomas mais leves é determinado o isolamento em casa devidamente monitorado por nossas equipes. Já os casos mais graves são encaminhados aos Hospitais São José e Jaraguá.”
Moretti lembra que com aumento do número de testes o crescimento do número de casos é esperado no município, mas ele avalia a situação como dentro do controle. “Se a população seguir as regras de prevenção vamos conseguir vencer essa crise mais cedo”.