Prefeitura de Joinville sanciona lei que cria novos Conselhos Tutelares
Serão instituídas duas novas unidades
Serão instituídas duas novas unidades
Nesta quinta-feira, 25, o prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo) sancionou a lei 9.392/2023, que cria dois novos Conselhos Tutelares. Com a legislação, o município passa a contar com cinco conselhos e 25 conselheiros.
Para a secretária de Assistência Social de Joinville, Fabiana Cardozo, o resultado prático da nova medida deve ser maior agilidade no acesso dos conselheiros às crianças e adolescentes que precisam de algum tipo de tutela, acolhimento e devidos encaminhamentos.
“Joinville será dividida em cinco territórios e passa a contar com uma equipe maior, distribuindo a demanda de usuários que atualmente são atendidos nos três Conselhos Tutelares existentes”, avalia.
O Conselho Tutelar é um órgão permanente, autônomo e não jurisdicional. Administrativamente, é vinculado à Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), responsável por disponibilizar espaço físico, veículos para deslocamento, entre outras demandas que envolvem questões logísticas e orçamentárias.
Já o processo de eleição dos Conselheiros Tutelares é regulamentado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e fiscalizado pelo Ministério Público.
As informações sobre como denunciar casos de suspeita ou violação de direitos contra crianças e adolescentes estão disponíveis no site da Prefeitura de Joinville (bit.ly/DenunciarViolacaoCriançasAdolescentes).
Leia também:
1. Corpo de ator catarinense é encontrado no Rio de Janeiro após meses desaparecido
2. “Melhor não, mas bora”: casal de Joinville cria camisetas com frases cotidianas e fatura R$ 3 milhões
3. Polícia autua homem em R$ 65 mil por morte de tartarugas em Barra Velha
4. Presidente do Tamandaré, Amaro Pereira morre em Joinville
5. PA Norte e UPA Leste atenderão apenas casos de emergência em Joinville
Palácio Episcopal foi construído para primeiro bispo de Joinville, inspirado no estilo barroco: