Preso na Bahia, motorista acusado de matar ciclistas será trazido para Joinville
Ele foi preso nesta terça-feira após três meses foragido
Ele foi preso nesta terça-feira após três meses foragido
O motorista acusado de, ao dirigir bêbado, atropelar e matar duas ciclistas em outubro de 2021, no bairro Jardim Paraíso, em Joinville, está detido no município de Jussara, comarca de Irecê, na chamada zona da caatinga do estado da Bahia, distante 524 quilômetros de Salvador. Ele foi preso nesta terça-feira, 11, após três meses foragido, e será trazido para a cidade.
Na tarde desta quarta-feira, 12, foi realizada, por videoconferência, a audiência de custódia na qual o réu foi citado. A Vara do Tribunal do Júri da comarca de Joinville determinou a transferência do denunciado, porém a efetivação depende de providências do sistema prisional baiano.
O suspeito chegou a ser preso na época do acidente, mas foi liberado sob a condição de pagar fiança. Porém, dias após, em 27 de outubro, teve sua prisão preventiva decretada.
Na oportunidade, a decisão foi assim contextualizada “O presente feito busca apurar a responsabilidade em crime de homicídio qualificado, portanto, gravíssimo. Ademais, as circunstâncias em que ocorreu o delito extrapolam o usual, isto porque o acidente automobilístico, causado por um condutor embriagado, que dirigia, ao que tudo indica, em excesso de velocidade, às 11h10min numa avenida movimentada, quando invadiu a ciclofaixa e atingiu duas ciclistas pelas costas, causando-lhes o óbito”.
Ele permaneceu cerca de três meses foragido, até ser encontrado no interior baiano, em um pequeno município com pouco mais de 15 mil habitantes.
Duas ciclistas, identificadas como Lindacir Rodrigues da Silva Morando, 55 anos, e Thais Dias Gonçalves, 25, morreram após serem atropeladas por um veículo Kia Soul na manhã de 22 de outubro, na avenida Jupiter.
Segundo as investigações, o motorista estava dirigindo embriagado e atingiu as vítimas que transitavam na ciclofaixa. O homem fugiu do local do acidente, foi detido por populares e, posteriormente, pela Polícia Militar.
O acusado realizou o teste de bafômetro, que comprovou a presença de álcool no seu organismo. Os policiais identificaram, ainda, que ele estava desorientado e apresentava dificuldades de permanecer em pé.
Ele chegou a ser preso em flagrante, mas foi solto após pagar fiança no valor de R$ 10 mil, segundo a Polícia Civil. Posteriormente, foi solicitada a prisão preventiva.
Com denúncia já apresentada pelo Ministério Público (MP-SC), o motorista irá responder por dois homicídios com dolo eventual, que ocorre quando o agente assume o risco de produzir o resultado. Isto porque, segundo as investigações, o motorista estava dirigindo embriagado.
Leia mais em:
— VÍDEO – Caminhão dos bombeiros atola em vala na Vila Cubatão, em Joinville
— VÍDEO – Van é destruída por incêndio no bairro Paranaguamirim, em Joinville
— Duas pessoas ficam gravemente feridas em acidente na SC-415, no Norte de SC
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida: