Projeto prevê transformar 32 km² de área rural em zona urbana em Joinville
Possíveis mudanças foram debatidas com moradores da região
Possíveis mudanças foram debatidas com moradores da região
A Comunidade Martin Luther, no quilômetro 11 da rua Santa Catarina, em Joinville, recebeu, no dia 25 de abril, vereadores e associações de moradores da região para o debate do projeto de lei complementar 36/2023.
A proposta, com autoria da Prefeitura de Joinville, sob relatoria na Comissão de Urbanismo da Câmara de Joinville de Wilian Tonezi (PL), prevê a transformação de mais de 32 quilômetros quadrados de área rural em área urbana.
O espaço compreende a porção de terra próxima ao acesso sul da BR-101 e o entroncamento com a BR-280, entre os municípios de Araquari e Guaramirim e equivale, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ao dobro da área urbanizada de Balneário Camboriú.
Se aprovado, o projeto prevê que a região deverá ser ocupada, prioritariamente, por parques industriais e a instalação de comércios e serviços de apoio, com espaço para a presença de universidades, e, em algumas regiões, até a ocupação residencial.
No encontro, uma preocupação levantada por produtores rurais da região é se, com a mudança, eles seriam obrigados a pagar Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU).
Em esclarecimento, o secretário de planejamento urbano, Marcel Virmond, garantiu que produtores rurais e famílias de baixa renda serão isentos da cobrança, mas afirmou que, com a transformação para área urbana, a prefeitura não fará mais a cobrança do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) para quem habitar na localidade.
Leia os destaques da semana:
1. GALERIA – Moradora de Joinville decora casa com símbolos e cores do Vasco da Gama
2. Ideli Salvatti perde título de cidadã honorária de Joinville
3. Celesc abre concurso com vagas em Joinville
4. Joinville entra na última fase antes da liberação dos mosquitos Wolbachia de combate à dengue
5. Empresário joinvilense se torna membro titular da Academia Nacional de Engenharia
“Lugar muito bom”: como paixão fez argentina conhecer Joinville e construir uma vida na cidade: