Todos nós temos nossa forma de ser no mundo, temos um jeitinho especialmente de nos portar e até mesmo de nos sentir diante das situações. Esse jeito diz muito sobre nós mesmos e uma das teorias que tenta compreender esse perfil é a teoria dos quatro temperamentos.

Um temperamento é um aspecto da nossa personalidade, podemos dizer que é uma tendência que temos para agir, sentir e nos comportar de determinadas formas em algumas situações. Não quer dizer que tenhamos apenas um jeito específico, ao contrário, podemos aprender, construir e ir nos moldando entre esses temperamentos ao longo da vida, mas em geral temos um ou dois que costumam ser mais presentes e intensos no nosso modo de ser.

Talvez você já tenha ouvido falar sobre, até mesmo já tenha feito um teste para ver qual é o seu, mas hoje vou te explicar um pouquinho melhor esses qautro temperamentos: colérico, melancólico, fleumático e sanguíneo.

Essa teoria já era trazida por Hipócrates em torno de 400 a.C, por isso os nomes são um pouquinho diferentes. Na época também havia muita conexão e vinculação das teorias com aspectos da natureza. Os temperamentos temperamentos também foram pensados a partir da quentura (quente ou frio) e da umidade (úmido ou seco) bem como os elementos: fogo, terra, água e ar.

Temperamento colérico

A pessoa com temperamento mais colérico está, na imagem acima, representada pelo fogo. São pessoas mais quentes e secas. Geralmente representadas pela emoção de raiva e tendem a ter o pavio curto.

Tem muita energia, são pessoas decididas, ambiciosas, expansivas, competitivas e gostam de desafios. Sua forma natural envolve expansão e liberação de energia!

Suas principais características positivas são a energia, independência, audácia, busca de realização, praticidade, eficiência, liderança e capacidade de decisão.

Mas também tem alguns pontos de atenção. Por suas características podem acabar sendo egocêntricos, intolerantes, cruéis, impacientes, prepotentes, auto-suficientes, manipuladores, do contra, insensíveis e audaciosos.

Temperamento melancólico

A pessoa com temperamento melancólico é representada pela terra, seco e frio. Suas características também tem relação com o símbolo da terra: são pessoas sólidas e resistentes. A emoção que representa melhor esse temperamento é o medo, são pessoas cautelosas e precavidas.

São muito leais e analíticas, não se envolvem com facilidade e tem certa dificuldade para expressar sentimentos, por isso acabam sendo mais solitárias e não muito envolvidas com atividades grupais.

São pessoas mais artísticas, tímidas e introspectivas. Nos relacionamentos, preferem a qualidade à quantidade. Também tem um perfil mais detalhista e cuidadoso.

Algumas de suas características principais são: talento, sensibilidade, detalhismo, idealismo, perfeccionismo, dedicação e também são observadores.

Alguns pontos de atenção, devido a essa forma de ser, são a possibilidade de se tornar egoísta, emburrado, pessimista, confuso, crítico, anti-social e de sentir-se inferior.

Temperamento fleumático

O temperamento fleumático é representado pela água, frio e úmido. Essas pessoas também têm características da água: são adaptáveis e flexíveis aos ambientes. Também são pessoas tranquilas e pacientes.

A emoção que representa melhor esse temperamento é o medo, são pessoas confiáveis e cautelosas. São moderadoras e estão sempre tentando apaziguar as situações.

Alguns pontos característicos do perfil de temperamento fleumático são a calma, praticidade, confiabilidade, eficiência, tranquilidade, conservadorismo, diplomacia e bom-humor.

Mas também podem ter alguns pontos de atenção como cautela em excesso, temor, indecisão, desconfiança nos outros, introvertido e desmotivado.

Temperamento sanguíneo

O temperamento sanguíneo é representado pelo ar, úmido e quente. São pessoas extrovertidas e gostam de estar rodeadas de outras pessoas, muito ativas, alegres e envolventes, assim, acabam sendo pessoas de fácil convívio e agradáveis. A emoção que melhor representa esse temperamento é a alegria.

São pessoas que se comunicam muito bem, são otimistas e dispostos, mas também podem ser pessoas que demoram a tomar decisões ou entregar tarefas, acabam se perdendo e desfocando com facilidade.

Alguns pontos principais deste tipo de temperamento são a comunicação, dedicação, otimismo, entusiasmo, compreensão, diplomacia, simpatia e também tendem a ser amorosos.

Também neste tipo de temperamento, podem haver pontos de atenção como a possibilidade de se tornar indisciplinado, volúvel, inseguro, egocêntrico, barulhento, extremista e medroso.

Os temperamentos

Acredito que você já deve ter se identificado mais com um ou outro tipo de temperamento, mas aqui tem um teste para tirar sua dúvida: https://take.quiz-maker.com/QUYHCFF7B

Um ponto fundamental sobre o temperamento é compreender que temos uma forma mais intensa de ser, mas que não é estática. Podemos aprender habilidades diferentes e também podemos nos mobilizar para utilizar mais as habilidades positivas do nosso temperamento.

Também é importante lembrar que saber o seu temperamento pode ser um primeiro passo de autoconhecimento, mas é necessário que você se note nas situações e possa perceber em quais delas os pontos de atenção são mais salientes e gritantes. Lembrando sempre que você não precisa estar sozinho nessa caminhada de autoconhecimento e de aprimoramento pessoal, um psicólogo(a) pode te ajudar nesse processo de auto compreensão e desenvolvimento!

Se puder, faça terapia!

Psicóloga Ana Carolina Schmidt