SAF no JEC: clube retoma discussões e grupo é formado para avançar em implementação de modelo
Implementação de modelo é discutida no clube desde 2021
Na última segunda-feira, 28, o Conselho Deliberativo (CD) do Joinville Esporte Clube (JEC) revisitou o modelo de Sociedade Anônima do Futebol (SAF) para o clube. Os conselheiros, por unanimidade, autorizaram que a Mesa Diretora do Conselho e a diretoria executiva avancem com a criação da SAF.
O modelo, já implementado em outros clubes do país, permite a criação de uma empresa denominada sociedade anônima do futebol, com capital dividido em ações. Isto visa atrair investidores, quitar dívidas, propiciar profissionalização e maior eficiência na gestão.
Conforme comunicado do presidente do CD do JEC, Alexandre Poleza, foi constituído um grupo de trabalho específico para discutir o assunto. O grupo é composto pelo:
CEO do clube – Felipe Ximenes
Presidente da executiva – Darthanhan de Oliveira
Vice-Presidente da executiva – Derian Campos
Presidente da Mesa Diretora do Conselho Deliberativo – Alexandre Poleza
Vice-Presidente da Mesa Diretora do Conselho Deliberativo – Douglas Gonçalves
Representante jurídico – Dr. Roberto Pugliese
Segundo Poleza, a partir da próxima semana, a equipe se dedicará à elaboração de um plano de trabalho com reuniões semanais, focadas em definir os passos necessários para implementar a SAF no JEC.
“Essa decisão reflete o compromisso do clube em seguir modelos de gestão mais modernos e eficientes, visando a sustentabilidade financeira e o fortalecimento do Joinville Esporte Clube no cenário esportivo nacional”, frisa.
Desde 2021
É importante ressaltar que o JEC possui um modelo já aprovado no Conselho Deliberativo desde 2021 para a implementação da SAF. Entretanto, a pauta se arrasta até o momento sem grandes evoluções. Em agosto daquele ano foi criada uma comissão de estudo e viabilidade da implantação da SAF no Joinville.
O relatório final da comissão foi apresentado no mês de novembro aos conselheiros, que estavam à época no Conselho Deliberativo, e foi aprovado por unanimidade dos votos. Com isso, foi autorizada a continuidade do processo de implementação da SAF.
O modelo proposto e aprovado foi de:
- 10% do capital da SAF continuar na associação civil (modelo atual).
- 51% para o investidor qualificado, responsável por assumir as responsabilidades do clube e gerir o futebol.
- 39% de investidores da comunidade local (comunitário).
Já em junho de 2023, o presidente do JEC informou em coletiva de imprensa que a comissão criada em 2021 definiu a empresa Pluri Consultoria para auxiliar na busca por um investidor. Segundo Darthanhan, a empresa teria exclusividade até o mês de dezembro para falar sobre o clube com possíveis investidores.
O presidente também informou que a parceria com a Pluri não teria ter custo para o JEC em um primeiro momento, mas que deve receber um valor em caso de possível negociação. Entretanto, nenhuma novidade foi divulgada pela diretoria executiva sobre a atuação da Pluri.
Leia também:
1. Armas usadas para tortura são apreendidas durante operação em Araquari
2. Diocese de Joinville divulga horários de missas para o Dia de Finados
3. Saiba como funcionam as novas regras de financiamento imobiliário da Caixa
4. Gilsons em Joinville: Sesc promove show com ingressos por R$ 10; saiba data
5. Veja a previsão do tempo em Joinville para o primeiro fim de semana de novembro
Assista agora mesmo!
Família síria foge de terremoto na Turquia e encontra lar em Joinville: