+

Saúde de SC anuncia centro integrado em Joinville

Sede será anexada à Maternidade Darcy Vargas

Saúde de SC anuncia centro integrado em Joinville

Sede será anexada à Maternidade Darcy Vargas

Fred Romano

No Diário Oficial de Santa Catarina desta segunda-feira, 2, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) anunciou o Centro Integrado de Informações em Saúde (Ciis). A sede do centro integrado será anexada à Maternidade Darcy Vargas, em Joinville.

A criação do Ciss, conforme a portaria, visa promover a integração e otimização das informações de saúde por meio de tecnologias inovadoras. O centro terá a responsabilidade de fornecer suporte analítico e estratégico para a tomada de decisões, atuar na padronização das ações, otimizar os resultados e maximizar o valor agregado da informação baseada em evidências para os gestores da saúde.

Dentre as atribuições do centro integrado, destaca-se a análise das atividades da gestão e o desenvolvimento de um ambiente de projeção para a tomada de decisão nas unidades hospitalares da SES, a coleta, organização e lapidação dos dados de diferentes fontes, além da realização de análises avançadas para identificação de tendências e padrões relevantes.

Outro ponto crucial é a atuação na gestão de custos e faturamento, objetivando a sustentabilidade econômica das instituições de saúde. Isso inclui a promoção de melhorias nos fluxos e processos de faturamento, nos modelos assistenciais e remuneratórios, e a criação de uma Câmara Técnica Integrada com todos os setores de faturamento das unidades hospitalares da SES.

O Ciis também fornecerá relatórios rápidos e planilhas personalizadas para facilitar o monitoramento e a visualização dos dados de saúde, incentivando a geração de ideias inovadoras e colaborativas. Essa abordagem visa a cultura da tomada de decisão baseada em informações precisas e atualizadas.

A criação do Ciss está alinhada com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo a privacidade e segurança das informações coletadas, bem como o uso adequado dos dados, respeitando os princípios estabelecidos pela legislação.

O centro integrado será vinculado diretamente à Superintendência dos Hospitais Públicos e ao Gabinete da Secretária de Estado da Saúde, em cooperação com a Diretoria de Tecnologia da Informação e Governança Eletrônica e o Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão em Saúde (Cieges).

Leia também:
1. VÍDEO – Mulher fica presa dentro de carro arrastado pela força do rio em Camboriú
2. Hospitais de Joinville estão restringindo entrada de líderes religiosos, diz vereador
3. Imposto sobre diesel será zerado após Medida Provisória perder validade; entenda
4. VÍDEO – Família que enriqueceu com jogo do bicho no Vale do Itajaí é alvo de operação
5. Mulher é presa por homicídio decidido pelo “tribunal do crime” de Joinville


Assista agora mesmo!

Papo com quem entende: representante da Opa revela o mais novo sabor da cerveja:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo