Sementes misteriosas da China podem ser fraude para burlar sites e-commerce

Departamento de Agricultura dos Estados Unidos afirma que se trata de uma tentativa de melhorar ranqueamento nos portais

Sementes misteriosas da China podem ser fraude para burlar sites e-commerce

Departamento de Agricultura dos Estados Unidos afirma que se trata de uma tentativa de melhorar ranqueamento nos portais

Cristóvão Vieira

Os pacotes misteriosos com sementes da China que têm sido entregues a moradores de todo o país – incluindo de Santa Catarina – podem fazer parte de uma fraude para melhorar o ranqueamento de lojas e-commerce. A informação foi anunciada pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

Esse tipo de fraude é chamado de “brushing”. O brushing se trata do envio de mercadorias não solicitadas com o objetivo de registrar compras falsas. Desta forma, a própria loja compra o produto, encaminha para um endereço qualquer e se avalia bem.

Uma boa avaliação significa melhores posições destas lojas em sites de vendas. A reputação das lojas, medidas por estas avaliações, a deixa bem ranqueada, o que faz com que seus produtos fiquem em boa posição em portais que trabalham no modelo ‘marketplace’, ou seja, um mesmo site vendendo produtos de diversas lojas diferentes.

Para que a fraude dê certo, é preciso que os produtos sejam enviados a vários endereços diferentes, que é o que vem sendo registrado não somente no Brasil, como em todo o mundo. As investigações continuam, segundo afirmou o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

Caso em Jaraguá do Sul

O primeiro caso de recebimento deste tipo de embalagem no estado foi registrado em Jaraguá do Sul. Junto à encomenda de uma compra feita online, havia outro pacote contendo sementes clandestinas. No entanto, a situação ocorreu em outras cidades catarinenses, além de países da Europa e Estados Unidos.

No dia 15 de setembro a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) emitiu um alerta à população e, em caso de recebimento, os pacotes não devem ser abertos, as sementes não devem ser semeadas e nem jogadas no lixo.

Apesar de parecerem inofensivas, alerta o órgão, estas sementes podem estar contaminadas e disseminar pragas e doenças, causando prejuízos econômicos e danos ao meio ambiente.


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo