Veja tudo que sabemos sobre o Carnaval de Joinville 2024
Carnaval acontece neste fim de semana
Carnaval acontece neste fim de semana
Neste fim de semana, sábado, 3, e domingo, 4, acontece o Carnaval de Joinville 2024. Além das festividades, com desfile de escola de samba e encontro de bloquinhos, Joinville anunciou algumas alterações no trânsito e dicas de segurança para os foliões.
Ao longo da matéria você vai conferir: realeza do carnaval, desfile das escolas de samba, encontro de blocos, carnaval da família, estacionamento, grito de carnaval, espaço acessibilidade, trânsito e dicar de segurança.
No domingo, 21 de janeiro, aconteceu a escolha da Realeza do Carnaval de Joinville em 2024, no Expocentro Edmundo Doubrawa. Bruna Mara Cestrem, representante do G.R.E.S. Unidos pela Diversidade, foi escolhida a rainha, e Felipe Sizério, da Fusão do Samba, como rei momo. Juliana da Rosa Pereira e Barbara Stefani Vale, ambas da Unidos do Caldeirão, foram eleitas como 1ª e 2ª princesas.
Data: 3 de fevereiro (sábado)
Local: Avenida Beira Rio
Programação:
19h – Lavagem da Avenida pelo Afoxé Omilodê
20h – Escola de Samba Príncipes do Samba
21h – G.R.E.S. Unidos do Caldeirão
22h – A.R.C.E.S. Fusão do Samba
23h – G.R.E.S. Unidos pela Diversidade
Data: 4 de fevereiro (domingo)
Horário: 13h às 17h
Programação: baile infantil, área de recreação e pet folia
Local: Expocentro Edmundo Doubrawa (ao lado do Centreventos Cau Hansen).
Data: 4 de fevereiro (domingo)
Horário: 13h às 21h
Coletivo de Blocos de Rua de Joinville vão se concentrar na Av. Cubas, Praça da Biblioteca Pública e Rua das Palmeiras. Às 17h eles se encontram no Mercado Público, de onde saem em direção à Avenida Beira Rio.
Leia também: Conheça os bloquinhos de carnaval de Joinville e saiba como participar
O local destinado ao estacionamento atrás do Centreventos Cau Hansen será destinada a pessoas com deficiência e idosos. Para acessar, basta apresentar aos seguranças a credencial que já é emitida normalmente pelo Departamento de Trânsito de Joinville. O estacionamento também é o local indicado para o desembarque do ônibus adaptado e carros de aplicativo.
Uma das novidades do Carnaval de Joinville 2024 é a audiodescrição e a presença de intérpretes de Libras. Além disso, como tradicionalmente ocorre, haverá um espaço acessível para as pessoas com deficiência.
Neste sábado, 3, um espaço reservado será montado de frente para a avenida, ao lado do palanque de autoridades, e contará com acesso adaptado. A orientação é que as pessoas com deficiência cheguem ao local do evento com 30 minutos de antecedência para se organizarem. A concentração inicia às 18h. Às 19h, ocorre a lavagem da avenida pelo grupo Afoxé Omilodê e às 20h, inicia o desfile das escolas.
A audiodescrição do Desfile das Escolas de Samba será realizada em uma frequência de rádio. Por esse motivo, a indicação é que pessoas com deficiência visual levem um celular com rádio FM e fones de ouvido. No mesmo local, haverá um profissional intérprete de Libras.
A avenida José Vieira, entre as ruas Max Colin e Itaiópolis, no sentido Sul-Norte, está totalmente interditada a partir desta sexta-feira, 2.
Já no sentido Norte-Sul, a interdição parcial será entre 14h e 20h, nesta sexta-feira. A partir desse horário, o trânsito será totalmente bloqueado na via.
Esse trecho da avenida José Vieira, que passa em frente ao Centreventos Cau Hansen é popularmente conhecido como avenida Beira Rio. A liberação deste trecho está prevista para 0h da próxima segunda-feira, 5.
As ruas Max Colin entre as ruas José Vieira e Orestes Guimarães; Vargeão entre a rua Max Colin e o Centreventos Cau Hansen e Eduardo Krisch entre a rua Max Colin e o Centreventos Cau Hansen também terão interdição total entre às 16h deste sábado, 3, e 4h da madrugada deste domingo, 4.
A recomendação aos motoristas que seguem para a Zona Norte da cidade é usarem rotas alternativas, como a própria Hermann August Lepper, Dona Francisca, João Colin e Marquês de Olinda. Para quem está vindo da Zona Norte e quer seguir para a Zona Sul, poderá acessar a Orestes Guimarães ou utilizar a Marquês de Olinda e Blumenau.
Além da sinalização, os agentes de trânsito estarão fazendo a orientação aos motoristas.
Uma das principais orientações aos foliões é que não será permitido entrar com garrafas de vidro ou objetos cortantes na área onde o evento será realizado. Desta forma, a orientação da organização é que o público prefira embalagens plásticas para o transporte de bebidas, por exemplo. Nos acessos à avenida, haverá uma equipe de seguranças fazendo esse controle.
Com relação ao deslocamento, a dica é usar transporte por aplicativo. O embarque e desembarque ocorrem nos fundos do Centreventos Cau Hansen, pela rua Orestes Guimarães, onde fica a área de estacionamento. Neste mesmo local haverá vagas para pessoas com deficiência e idosos, que precisam apresentar a credencial de estacionamento emitida pelo Departamento de Trânsito para acessar o local.
Os ônibus do transporte coletivo também são uma opção segura. Além das viagens tradicionais, que podem ser consultadas no site onibus.info, o sistema operará com uma viagem a mais na linha Madrugadão. Desta forma, as linhas 0044 Madrugadão Centro / Jardim Paraíso, 0504 Madrugadão Centro / Vila Nova, 0805 Madrugadão Espinheiros / Aventureiro, 1410 Madrugadão Estevão de Matos e 1411 Circular Noturno Itinga vão sair do Terminal Central à 1h30 e às 2h30 da madrugada de domingo.
A Guarda Municipal disponibilizará pulseirinhas de identificação para as crianças. Assim que chegarem ao local da festa, os pais ou responsáveis podem procurar o ônibus da Guarda Municipal e retirar o item, onde vão colocar o nome do responsável e um telefone para contato.
O Grito de Carnaval está marcado para o dia 17 de fevereiro. O evento ocorre no Museu de Arte de Joinville e deve iniciar às 14h.
Confira a programação:
14h – Feira + Food Truck
16h às 18h30 – Musico (Marchinhas, Axé, Pagode, Samba)
19h – Cortejo *sendo avaliado ainda
Leia também:
1. Danilo Gentili anuncia show de comédia em Joinville
2. Carnaval de Joinville 2024: veja orientações de segurança e transporte
3. Tempo em Joinville: veja como será primeiro fim de semana de fevereiro
4. Rua Visconde de Taunay tem interdição nesta sexta-feira em Joinville
5. Homem morre após ser espancado e amarrado em Itapoá
COUVE-FLOR RECHEADA: FORMA GOSTOSA DE COMER LEGUMES: