Amor próprio. Como o próprio nome diz: é o amor que você nutre por si mesma. Quando amamos uma pessoa, tendemos a querer o seu bem e cuidar dela. Falando em amor próprio, não é diferente: quando você se ama tende a cuidar mais de si.

É um ciclo, um interfere mutuamente no outro. Quanto mais autocuidado, mais fácil de recuperar o amor próprio e assim por diante. Os dois se retroalimentam e por isso é tão importante tentarmos desenvolver pequenos momentos diários de cuidado pessoal.

Muitas vezes, para não dizer sempre, o nível do nosso autocuidado está coladinho com nosso amor próprio. E aí, como é que está seu autocuidado? Independente da sua resposta, cuidar de si mesma é sempre muito bom e importante. E como você pode fazer isso? Vou te dar algumas dicas:

Se coloque em primeiro lugar

Não é egoísmo cuidar de você. Já nos ensinam as orientações para casos de despressurização nos aviões: primeiro coloque a máscara de oxigênio em você.

Conheça e respeite os seus limites

Pode ser que você só perceba que não respeitou seus limites quando já está sobrecarregada e isso é um ponto bem importante: entender até onde é possível aceitar algumas coisas ou se comprometer é muito importante para que você não se sinta, inclusive, frustrada por não dar conta das coisas, o que impacta profundamente o caminho em direção ao amor próprio.

Acolha seus erros

Todo mundo erra e está tudo bem. Não podemos voltar no passado para fazer diferente, mas podemos lidar diferente com a situação atual. Nem sempre é fácil aceitar o erro, mas se responsabilizar e tentar encontrar uma forma de solucionar – ao invés de buscar culpados ou desculpas, é muito mais produtivo e até mesmo mais leve, tente fazer isso.

Aceite a beleza de ser você mesma

Nada mais lindo do que ser quem você é, única como só você pode ser. Por isso se comparar pode, além de te deixar decepcionada, não dar muito certo. Comparar laranja com maçã não é adequado. Mesmo sendo duas frutas, cada qual tem suas particularidades que as tornam diferentes.

Assim também somos nós seres humanos: todos diferentes, cada qual com seu jeito e peculiaridades que nos tornam tão especiais.

Cuide de você! Praticar autocuidado é fundamental para ter mais amor próprio: nós só cuidamos do que amamos e tendemos a amar muito aquilo que cuidamos, uma coisa está muito ligada à outra, então que tal começar a trabalhar esse cuidado pessoal?

Se puder, faça terapia.