Você já ouviu sobre pessoas desatentas, agitadas, que não param quietas, quem sabe você até é uma dessas pessoas. Será que isso é TDAH? Como descobrir se você tem TDAH?

O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, chamado de TDAH, acontece tanto em crianças e adolescentes quanto em adultos e em geral é subdiagnosticado, ou seja, não tem o diagnóstico realmente feito.

Isso acontece pois o TDAH pode aparecer de diversas formas e muitas vezes discretamente. Seja a pessoa que não consegue dar atenção para as atividades domésticas e acaba por ter problemas no relacionamento por isso, seja a pessoa que é muito inteligente mas não consegue seguir em frente com um projeto até o fim, seja a adolescente com dificuldade de prestar atenção e precisa parar a cada 15 minutos pra descansar a cabeça, ou a criança que corre pra todo lado.

Os sintomas de TDAH são subjetivos, não doem fisicamente e isso é um fator agravante para que a pessoa note que tem algo de errado. Sintomas característicos do TDAH também fazem parte da vida de todos nós. Todos temos em algum nível desatenção, inquietude e impulsividade, a diferença está na intensidade vivenciada por quem, de fato, tem TDAH.

De onde vem o TDAH? É sabido que TDAH não tem uma só causa específica, é necessário haver uma combinação de fatores genéticos familiares com fatores do ambiente em que a pessoa vive. Alguns fatores ambientais, inclusive, durante a gravidez podem ser importantes para o desenvolvimento do TDAH, como uso de álcool e nicotina feito pela gestante, crianças que nascem com baixo peso, prematuros ou expostas a corantes e chumbo, por exemplo.

O cérebro da pessoa com TDAH é diferente. Por ressonância magnética é possível notar alterações na estrutura e funcionamento cerebral, como diminuição nas áreas do cérebro responsáveis pelo controle de impulsos, atenção e regulação emocional.

Ainda assim, o diagnóstico de TDAH não se dá por um exame ou ressonância, esses métodos são utilizados ainda como forma de pesquisa. Atualmente o processo diagnóstico é feito por entrevista clínica, ou seja, pelo olhar e investigação do médico, psiquiatra ou psicólogo.

Os principais sintomas presentes na pessoa com TDAH são:

dificuldade de concentração;
dificuldade de aprendizagem;
agitação;
impulsividade;
hiperatividade;
inquietação;
irritabilidade;
esquecimento;
falta de atenção;
ansiedade;
erros por descuido;
não finaliza o que começa;
se perde no assunto das conversas;
dificuldade de gerenciar suas atividades;
evitação de tarefas que exigem esforço mental prolongado;
perde coisas ou compromissos;
pés/mãos inquietos;
fala bastante, interrompe os outros;

Você se identificou com algum desses sintomas? É importante frisar que o TDAH pode se apresentar de três subtipos:

Predominantemente desatento: quando existem sintomas de desatenção sem haver hiperatividade e impulsividade.

Predominantemente hiperativo: quando existem sintomas de hiperatividade e impulsividade, sem haver desatenção.

Combinado: quando há tanto dificuldades de atenção, quanto hiperatividade e impulsividade.

Existem na internet alguns testes virtuais para saber se você tem TDAH, como o feito pelo Instituto Paulista de Déficit de Atenção disponível no site dda-deficitdeatencao.com.br/tdah-teste-adulto.html

Mas ainda assim, é importante uma avaliação médica/psicológica para que você possa também conduzir um tratamento adequado, caso seja necessário.

Na psicoterapia você vai entender melhor os seus sintomas e aprender recursos para lidar melhor com as dificuldades que o TDAH traz na sua vida.

Se puder, faça terapia!

Psicóloga Ana Carolina Schmidt