A personalidade é um tema que sempre chama muito a atenção de todos, profissionais e leigos. Entender sua personalidade não é necessariamente rotular ou te colocar numa caixinha, mas pode ser uma forma de autoconhecimento muito útil se for bem empregada.

Como sempre digo, se conhecer é sempre um primeiro passo, um caminho para que você possa potencializar o que você tem de melhor, e otimizar o que você precisa desenvolver. Só podemos lidar com aquilo que sabemos que existe, sejam nossas qualidades, sejam nossos pontos de melhoria.

De uma forma sucinta, a personalidade é nosso padrão de pensar, agir e sentir, é um conjunto de características individuais que temos e que nos baseiam nas nossas decisões desde as mais pequenas como quais palavras usar para falar até as mais complexas como que carreira seguir ou em qual local morar.

Um dos testes de personalidade criado por duas psicólogas é o MBTI que vem do inglês “Myers–Briggs Type Indicator”, que teria uma tradução como tipologia ou classificação tipológica de Myers-Briggs, sobrenome das duas criadoras do teste. O MBTI foi baseado nos tipos psicológicos propostos pelo psiquiatra Carl Gustav Jung e, ao todo, existem 16 padrões, divididos em quatro subtipos.

1. Analistas

Arquiteto

Pessoas com perfil Arquiteto são muito inteligentes, ambiciosas e decididas, não perdem tempo com coisas banais e são muito diretas naquilo que buscam conquistar. Seus caminhos são muito bem definidos e claros. Muito confiantes, criativos, perspicazes e estrategistas, tem um plano para tudo, mas muitas vezes são solitários.

Pontos fortes: racional, informado, independente, determinado, curioso e original.

Pontos fracos: arrogante, desconsidera as emoções, excessivamente crítico, combativo e socialmente sem muita noção.

Lógico

Esse perfil tem como principais características a inventividade e a criatividade, são pessoas que descobrem coisas novas, teorias, etc. Estão sempre pensando além do que já existe. Há todo um cuidado com a lógica e com as provas, são cientistas. Em geral, pouco se importam com convenções sociais ou eventos, buscam a originalidade e resultados eficientes. Têm sede insaciável por conhecimento.

Pontos fortes: analítico, mente aberta, curioso, original e objetivo.
Pontos fracos: desconectado, insensível, insatisfeito, impaciente e perfeccionista.

Comandante

Tem carisma e confiança e por isso uma grande habilidade em atrair grandes populações para liderar. São movidos por desafios e a vitória é sua maior alegria. São geralmente muito dominantes mas conseguem envolver os outros à sua volta para que comprem a briga ao seu lado. São líderes ousados e enérgicos, sempre dão um jeito em tudo.

Pontos fortes: eficiente, enérgico, autoconfiante, força de vontade, pensadores estratégicos, carismático e inspirador.
Pontos fracos: teimoso e dominante, intolerante, impaciente, arrogante, frios e implacáveis, tem mau manejo das emoções.

Inovador

Gostam de um desafio intelectual, prontos para discutir quaisquer assuntos com argumentos até que se esgotem e o fazem por pura diversão. Não tem medo de expressar o que sabem ou de questionar o que parece confuso ou algo que contradiz o que ele conhece, tem sempre um argumento na ponta da língua e não tem medo de usar, seja em quem for.

Pontos fortes: conhecimento, pensadores rápidos, original, excelentes brainstorms, enérgicos, carismáticos.
Pontos fracos: muito argumentativo, insensível, intolerante, desconcentrado, não gosta de assuntos práticos.

2. Diplomatas

Advogado

São pessoas de voz tranquila mas com muita convicção em suas ideias, dificilmente usarão seus argumentos para ganho próprio, tendem a buscar muito mais a justiça e fazer, bem como defender, o que é certo. São idealistas, inspiradores e incansáveis.

Pontos fortes: criativo, perspicaz, princípios, apaixonado e altruísta.
Pontos fracos: sensível à crítica, relutante em se abrir, perfeccionista, evita o comum, propenso ao esgotamento.

Mediador

Mediadores são sonhadores, sempre veem o que há de melhor nas situações e pessoas. São idealistas e estão sempre buscando olhar para os seus princípios, não para ganhos e nem punições. São bondosas e altruístas, sempre dispostas a ajudar os outros.

Pontos fortes: empático, generoso, mente aberta, criativo, apaixonado e Idealista.
Pontos fracos: irrealista, auto isolamento, sem foco, vulnerável emocionalmente, desesperado para agradar e autocrítico.

Protagonista

Com confiança e carisma, possuem uma liderança natural, em geral são os líderes e educadores. Tem facilidade de se comunicar e sempre se colocam quando sentem que algo precisa ser dito. Também são muito carismáticos e confiáveis, o que atrai as pessoas e lhes dá uma visão de influenciadores.

Pontos fortes: receptivo, confiável, apaixonado, altruísta e carismático.
Pontos fracos: irrealista, excessivamente idealista, condescendente, intenso e excessivamente empático.

Ativista

São espíritos livres, gostam de viver as experiências e prazeres, também são visionários e criativos. São sociáveis, intuitivos e carismáticos, sempre encontrando uma razão para sorrir

Pontos fortes: curioso, perceptivo, entusiasmado, comunicativo, festivo e bem-humorado.
Pontos fracos: agradar as pessoas, desfocado, desorganizado, excessivamente acomodado e otimista e inquieto.

3. Sentinelas

Logístico

São uma grande parte da população, lógicos e racionais, cuidam para que as atividades essenciais sejam feitas corretamente, são organizados, práticos e responsáveis. Extremamente confiáveis, analisam muito bem os fatos antes de tomar uma decisão mais assertiva.

Pontos fortes: honesto e direto, obstinado e obediente, muito responsável, calmo e prático, faz-tudo, cria e faz cumprir a ordem.
Pontos fracos: teimoso, insensível, sempre de acordo com as regras, julgador, se culpam se algo dá errado.

Defensor

São pessoas altruístas e cuidadosas, carismáticas mas firmes quando precisam defender sua família ou amigos. São protetores dedicados e acolhedores, em geral se encontram na área da saúde.

Pontos fortes: solidário, confiável, observador, entusiasmado, trabalhador, boas habilidades práticas.
Pontos fracos: excessivamente humilde, leva as coisas para o pessoal, reprimem seus sentimentos, super comprometidos, muito altruísta e relutante em mudar.

Executivo

Buscam muito a ordem e tem fortemente consigo a ideia de certo e errado, sempre dispostos a ajudar e direcionar os outros para aquilo que é correto e justo. Também são pessoas mais conservadoras e mais vinculadas com tradições. São ótimos administradores e tem facilidade em administrar atividades, eventos e pessoas.

Pontos fortes: dedicado, força de vontade, direto e honesto, leal, paciente e confiável, excelentes organizadores, se divertem criando regras e ordens.

Pontos fracos: inflexível e teimoso, desconfortável em situações não convencionais, crítico, focado demais no status social, dificuldade em expressar emoção e relaxar.

Cônsul

São pessoas populares, sempre buscam unir e estar à frente de confraternizações e eventos. Estão mais preocupados com o status social do que com discussões filosóficas. Extraordinariamente sociáveis e sempre prontas para ajudar, tentando sempre deixar todos felizes.

Pontos fortes: competências práticas, senso de dever, muito leal, bom em se conectar com os outros, sensível e caloroso.

Pontos fracos: preocupação com status social, inflexível, relutante em improvisar ou inovar, vulnerável à críticas, frequentemente carentes e altruístas demais.

4. Exploradores

Virtuoso

São pessoas que gostam de fazer, veem e tocam o mundo para entender melhor. São engenheiros e mecânicos, seu amor é entender o funcionamento, desmontar e construir. São racionais com uma espiritualidade curiosa. Gostam de criar, solucionar problemas, encontrar soluções práticas.

Pontos fortes: otimista e enérgico, criativo e prático, espontâneo e racional, sabe priorizar, descontraído e sabe lidar bem com crises.
Pontos fracos: teimoso, insensível, reservado, facilmente entediado, comportamento arriscado e não gosta de compromisso.
Aventureiro

Aventureiros são pessoas criativas e gostam da liberdade, de criar e estar em situações e experiências diferentes do padrão. São flexíveis e charmosos, sempre prontos para experimentar algo novo e explorar.

Pontos fortes: charmoso, sensível aos outros, imaginativo, apaixonado, curioso e artístico.
Pontos fracos: independente, imprevisível, facilmente estressado, excessivamente competitivo e com autoestima flutuante.

Empresário

Pessoas que gostam de ser o centro das atenções, sempre buscando se fazer visto e reconhecido. São pessoas inteligentes, enérgicas e gostam de se arriscar. São rápidos e ágeis para fazer e consertar problemas que possam surgir, tomam decisões com rapidez.

Pontos fortes: Ousado, Racional e prático, Original, Perceptivo, Direto e Sociável.
Pontos fracos: insensível, impaciente, propenso ao risco, pode perder o quadro geral, desafiador e desestruturado.

Animador

São pessoas com muita energia e gostam de contagiar todos no ambiente. São muito sociáveis, enérgicos e espontâneos, não deixam nada ficar entediante.

Pontos fortes: ousado, original, prático, observador e tem excelentes habilidades sociais.
Pontos fracos: sensível, avesso a conflitos, facilmente entediados, não planejam a longo prazo e sem foco.

Se identificou? Pode ser que você encontre várias características desses perfis em si mesmo, mas vou deixar aqui o link para que você faça um teste gratuito e identifique o seu perfil de personalidade pelo site 16 Personalities: 16personalities.com/free-personality-test

Saber o seu perfil pode te ajudar e se conhecer mais e talvez não ver alguns pontos importantes de melhoria que há na sua forma de ser, ou mesmo não ver o seu potencial. De toda forma, trabalhar o autoconhecimento vai além de saber o seu perfil, é também se aventurar a conhecer partes até então não tão exploradas e, para isso, você não precisa estar sozinho, um psicólogo(a) pode te ajudar nessa jornada de desenvolvimento pessoal e autoconhecimento!

Se puder, faça terapia!

Psicóloga Ana Carolina Schmidt