Quando foi a última vez que você teve uma noite de sono tranquilo? Segundo dados de 2019 da Organização Mundial da Saúde (OMS) 40% dos brasileiros têm distúrbios do sono, quase metade da população nacional. O problema existe. Que dormir bem é importante talvez você já saiba. Provavelmente já ouviu diversas vezes que o ideal é dormir 8 horas por noite, etc. Mas você sabe por que o sono é tão importante?

Primeiro, o sono tem a função de sintetizar o que vivemos e aprendemos naquele dia. A mente faz um processo de armazenamento, como um backup. O sono é uma parte importante para processarmos e guardarmos as coisas na memória. Não é à toa que uma pessoa que dorme mal antes da prova tem dificuldades.

Outro ponto importante do sono é que ele nos permite recarregar as energias. Uma analogia simples pode ajudar a perceber e entender porque dormir é tão importante para a saúde, tanto física quanto mental. Todo dia você usa o celular para as diversas coisas que ele está habilitado a fazer: ligações, acessar internet, mandar mensagens, ver vídeos, ler matérias on-line, entre tantas outras coisas. Se ele está com a bateria muito baixa você geralmente recarrega ele. Certo? E se você não fizer isso e continuar usando celular, simplesmente ele vai desligar quando não tiver mais nenhuma bateria. Não é isso?

Na maioria das vezes não permitimos que isso aconteça. Carregamos o celular antes que ele desligue completamente. Inclusive algumas pessoas carregam o celular toda noite para evitar que a bateria acabe durante o dia seguinte. É fato que temos um cuidado preventivo com ele. Também, na maioria das vezes, não carregamos o celular só uns 5%, não é? Mas, veja que curioso: por vezes fazemos isso com nós mesmos. Deixamos a “bateria” acabar completamente. Nos “recarregamos” só uns 5%. E seguimos a vida que nos exige 100% de carga.

Não é à toa que o sono é tão importante, mas nem sempre é fácil ter um sono de qualidade. Muitos fatores podem impactar nessa qualidade, e pensando nisso, trouxe algumas dicas para dormir melhor.

Confira dicas para dormir melhor:

Tente evitar as sonecas

Pequenas sonecas durante o dia, como após o almoço, acabam dificultando o processo natural do sono no período da noite e pode ser um dificultador.

Cuidar com as bebidas

Tomar café à noite pode ser um outro dificultador para o sono. Algumas pessoas dizem não notar nenhum efeito ao tomar café, mas ainda assim é uma substância que interage no seu organismo e, mesmo que você não note tão claramente, seus efeitos estimulantes podem estar presentes, sendo facilitador para a dificuldade de dormir bem.

Evitar o contato com muita luz quando for dormir

Não é o mais indicado ficarmos diante de telas até pegar no sono, principalmente por conta da luz dificultar o processo natural do corpo em pegar no sono.

Tente fazer um ambiente aconchegante para dormir

Certamente o sono é dificultado quando temos algo nos incomodando, seja a posição, seja algum som, cheiro ou iluminação, tente criar um ambiente em que se sinta de fato confortável.

Se o problema for persistente e intenso, claro, é importante que se busque um profissional para avaliar a necessidade de algum medicamento. Não faça automedicação, busque sempre a ajuda de um profissional.

A insônia também é sintoma de muitas questões psicológicas, se perceber que esta dificuldade vem de alguma angústia ou situação específica da sua vida atual, busque o profissional psicólogo que poderá lhe ajudar a entender melhor e lidar melhor com a situação, podendo minimizar sim estes problemas de sono em alguns casos.
Se puder, faça terapia!