O que é autoestima? Todos nós temos autoestima, que pode ser baixa ou alta por exemplo. O que nem todos pensam é o que é autoestima e como ela aparece sutilmente no modo de ser.

A autoestima está ligada diretamente com o modo como você vê a si mesmo. Não é só no aspecto físico, mas por exemplo, como se sente em relação à forma que age, às suas conquistas e desafios.

Quem sabe você pensa com frequência coisas como “nem vou tentar, não vou conseguir mesmo”, “como sou idiota”, “não sou bonito”, “não sou capaz”. São todos indícios de que sua autoestima pode estar abalada.

A autoestima também se relaciona diretamente com a motivação. Uma vez que você acredita e confia em si mesmo, se sente mais motivado a fazer as atividades do dia a dia e até mesmo se desafiar em coisas novas.

O contrário também é verídico: quanto menos você se sente confiante, mais você se limita ao que já conhece e tende a não se permitir coisas novas, ou quando se permite já leva junto o pensamento de incapacidade: “não vou conseguir”, “vai dar errado”.

Confira sinais da autoestima baixa:

– timidez em excesso
– dificuldade de ver e valorizar suas conquistas
– ser muito crítico consigo mesmo
– sentimento de incapacidade
– medo de ser rejeitado
– procrastinar muito
– duvidar de si mesmo
– muita insegurança
– se comparar bastante com os outros

Dá pra perceber que a autoestima impacta muito no nosso dia a dia, certo? Confira algumas alternativas que podem te ajudar a mudar essa percepção “negativa” sobre si mesmo:

Agradecer

Agradecer é um exercício simples, mas muitas vezes não é fácil de colocar em prática. Ser grato pelas pequenas coisas pode trazer mudanças muito significativas na nossa vida de modo geral. Isso também pode beneficiar a autoestima. Em geral, quem tem baixa autoestima costuma ser muito crítico e até mesmo negativo. Agradecer pode, aos poucos, modificar esse modo de ver a vida.

Focar no presente

Fique no momento presente: muitas vezes a baixa autoestima está ligada com a ideia de não conseguir e isso acaba levando você a nem tentar fazer isso ou aquilo. Então, tente ficar mais no momento presente e descobrir se você consegue, tentando.

Terapia

O processo todo de recuperar ou aumentar a autoestima pode ser difícil.  Tudo bem se você não conseguir sozinho, existem profissionais que podem te auxiliar. Pedir ajuda não é sinônimo de fraqueza, mas sim de cuidado e respeito com você mesmo e com seus limites.

Não se comparar

Não se compare tanto. Cada pessoa é única e só isso já torna injusto se comparar com outra pessoa. O mais importante é você encontrar o seu brilho próprio, cada um tem o seu.

A autoestima é construída a partir da visão que você mesmo vai desenvolvendo sobre si e às vezes essa construção foi feita com cimentos e tijolos em várias camadas. Mas ainda assim é possível reconfigurar e fazer uma reforma nessa construção. Não desista de você.

Se puder, faça terapia.