Você sabe o que é, de fato, saúde mental? Ao contrário do que muitas pessoas pensam, saúde mental é diferente de doença mental. Então, quando falamos de saúde mental, não estamos falando sobre depressão, ansiedade ou transtornos. 

A saúde mental está muito envolvida com a forma que a gente lida com todas as demandas da nossa vida. Ou seja, se a gente consegue lidar bem com as questões que envolvem todos os âmbitos do dia a dia, com as dificuldades e prazeres que surgem nessas situações, então nossa saúde mental está boa. 

Eu gosto de pensar, e acho que ajuda a entender melhor a saúde mental, quando pensamos numa balança – aquelas que têm dois pesos: se temos demais de uma coisa, a balança não está em equilíbrio, e a nossa saúde mental, de certa forma, também funciona assim.

Por exemplo, se você se enche de trabalho, a balança entra em desequilíbrio: não sobra tempo para você, para lazer, ou para família, relacionamentos, desenvolvimento pessoal, entre outros. 

Quando lidar com tudo isso se torna difícil, ou de alguma maneira fica desequilibrado, é preciso olhar com mais atenção para a saúde mental.

Hoje trago três comportamentos que podem fazer mal para a saúde mental. 

1. Você tem deixado seus hobbies de lado 

Saúde mental requer equilíbrio e a forma como você lida com as coisas que acontecem na sua vida, certo? Então, se você não tira um tempinho para fazer aquilo que você gosta, que te faz bem, que é um hobby, você pode estar colocando na sua balança muitas coisas como obrigações e que acabam te deixando mais estressada justamente porque você não tem um momento de lazer, descanso, de prazer. 

Assim como o sono, que recarrega a bateria, também precisamos ter um momento de lazer para recarregar as nossas energias. Se isso não acontece, fica muito mais difícil lidar com todas as adversidades que a vida traz, do mesmo modo que se não dormimos uma noite ficamos muito mais cansados no dia seguinte, não é mesmo? 

Então essa é a primeira coisa que você pode estar deixando aos pouquinhos minar a sua saúde mental.

2. Sua prioridade pode não estar sendo você

A vida é muito corrida, não há como negar, e em geral, quando você tem muitas atividades, o que você faz? Prioriza. E, muitas vezes, colocamos como prioridade aquilo que vai envolver outras pessoas: trabalho, família, filhos, relacionamentos amorosos, fazer comida, limpar a casa, entre outras atividades. 

Com todas essas demandas do mundo moderno, sobra pouco ou nenhum tempo para cuidar de você. Você tem se priorizado? Tem realmente se colocado nessa lista de atividades diárias? São pouquíssimas pessoas que fazem isso. E esse é um dos grandes erros que também permite que sua saúde mental fique minada.

3. Você não está cuidando de você 

Se você nem se coloca como prioridade, será que está realmente cuidando de si? Ou está fazendo apenas o mínimo necessário para sobreviver?

Gosto muito da analogia da planta: se você der um pouquinho de água para ela, ela sobrevive. Mas se você der água, cuidar do tempo que ela fica ao sol, dar algum outro tipo de nutriente no solo, ela não vai só sobreviver, vai crescer, se desenvolver e florir. 

Entende o que quero dizer? Não se dê o mínimo para sobreviver, se dê o que você merece para se desenvolver em condições de um solo rico em nutrientes.

Mas como? Esse papo vou deixar para a próxima semana. Se puder, faça terapia. 


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube