O autocuidado parece algo muito simples, geralmente fazemos o básico e, por vezes, nem isso. O autocuidado pode ser feito de diversas formas: olhando mais para a saúde física, cuidando mais de nossa alimentação, desenvolvendo momentos de lazer, tratando de nos conhecer mais, entre outras coisas.
O autocuidado requer estar atendo às necessidades para desenvolver atividades que promovam o bem estar próprio. O autocuidado precisa ser pensado como um hábito. Não é tão simples colocar em prática até que se estabeleça de fato. Assim como o hábito de leitura, por exemplo, que precisa ser cultivado e praticado até que entre na rotina.
Na vida é importante que primeiro entendamos do que algo se trata para então desenvolver ou não. Com o autocuidado não é diferente.
Conheça quatro formas de autocuidado:
1. Físico
São todas as atividades para cultivar o bem-estar físico. Pode ser exercícios físicos, cuidado na alimentação, o próprio hábito de cuidar preventivamente da saúde como ir ao médico periodicamente e fazer exames de rotina. De 0 a 10 quanto você está cuidando do seu bem-estar físico?
2. Mental
O autocuidado mental envolve tudo que é feito no intuito de promover o conhecimento e o bem-estar cognitivo. É aquilo que faz sair do automático e estimular a mente, mantendo-a sempre ativa. Seja aprender algo novo ou hobbies como ler, ver um filme que instigue, desenhar e tudo que envolva desenvolver a criatividade.
3. Social
Cuidar das relações e manter relações saudáveis também é um ponto importante para estar bem. Estar junto a pessoas que te apoiam e com quem você pode conversar e se sentir à vontade são de extrema importância para o bem-estar.
4. Emocional
Estar atento ao emocional também é importante para o autocuidado. É preciso estar atento às sensações e emoções, práticas como mindfulness e meditação podem ser formas de praticar esse modo de autocuidado, assim como o autoconhecimento e a psicoterapia que pode auxiliar em tudo isso.
Autocuidado vai além da aparência
É possível perceber como o autocuidado é mais amplo do que o simples cuidar do corpo ou da aparência externa. Algumas dicas que podem ajudar nesse processo de desenvolver mais o autocuidado são: praticar atividades físicas que podem auxiliar não só no nosso corpo, como também ajudam a mente e diminuem sintomas de ansiedade, por exemplo.
Outro ponto fundamental é buscar ter uma boa noite de sono, que não se limita exclusivamente à quantidade de horas, mas está principalmente na qualidade deste sono. Uma forma de otimizar isso é evitar as sonecas ao longo do dia e, quando sentir dificuldade, também buscar fazer a higiene do sono.
Claro que cuidar da sua alimentação também é de extrema importância. Assim como manter uma vida social ativa, estar com amigos e família, descontrair em grupo e também investir em um hobby que lhe faça bem, como ler, fazer crochê, escrever, cozinhar, enfim.
Outra coisa que pode ser muito útil para o autocuidado é fazer psicoterapia, afinal, promove demais o autoconhecimento e com certeza pode te auxiliar a encontrar as formas de autocuidado que façam mais sentido para você.
Se puder, faça terapia!